Decoração

Estes workshops vão ensiná-lo a transformar a sua casa num lugar mais sustentável

Os "Dias da Casa Sustentável", um novo evento da LEROY MERLIN, acontecem já a 4 e 5 de junho. Vai receber dicas, ideias e soluções para tornar a sua casa mais ecológica e eficiente.

Questões como a sustentabilidade e a preocupação ambiental estão cada vez mais presentes na nossa rotina. Há quem faça disso um lema de vida e leve muito a sério todas as escolhas que faz, mas também há quem tente ir mudando alguns detalhes para poder viver de forma mais sustentável. Se esse é o seu caso, provavelmente estará a pensar mudar alguns hábitos de consumo lá em casa – em especial no dia a dia e na dinâmica de toda a família.

Quantas vezes olha para aquele móvel na sala que perdeu a graça com a passagem do tempo e não sabe o que lhe fazer? Ou pensou em como poderia poupar dinheiro se melhorasse a eficiência energética da sua casa? Ou poupar o planeta (e a carteira) ao criar os seus próprios produtos de limpeza? A verdade é que, para dar uma nova vida à sua casa e conseguir torná-la mais ecológica e eficiente, só precisa de um pouco de criatividade e tempo para assistir aos “Dias da Casa Sustentável“, uma iniciativa da LEROY MERLIN.

Nos próximos dias 4 e 5 de junho, sexta-feira e sábado, sente-se no sofá e fique atento às redes sociais da marca. O objetivo destes workshops é precisamente ajudá-lo a fazer da sua casa um lugar mais sustentável, com dicas únicas de especialistas, mas também ideias e soluções para pôr em prática e tornar a sua casa num espaço mais ecológico e eficiente.

Entre reaproveitar madeiras e fazer uma horta, melhorar a eficiência energética lá de casa, fazer a compostagem doméstica ou planificar, preparar e fazer compras sem utilizar embalagens de uso único, não vão faltar iniciativas para melhorar a sua vida – e a do nosso planeta.

A agenda dos “Dias da Casa Sustentável” já está fechada e inclui workshops da casa, demonstrações de produto, momentos #EUFAÇO com as marcas da casa, brico-aulas e um repair café. Vai poder ainda contar com dicas especiais da Maria Granel e da Zero Waste Lab. A Maria Granel será responsável pelas sessões “Preparação Lixo Zero” – na qual vai aprender a planificar, preparar e fazer compras recusando embalagens de uso único e evitando o desperdício; e “Conservação Lixo Zero” – onde partilhará como devem ser conservados os alimentos na despensa e frigorífico, prolongando o seu tempo de vida e evitando novamente o desperdício.

Já a Zero Waste Lab ficará responsável pelas sessões “Além dos descartáveis” – através da qual vai ter a oportunidade de perceber a importância de evitar a cultura descartável e preferir opções reutilizáveis; e “DIY pelo planeta”, onde vai descobrir quanto podem poupar o ambiente e as suas economias ao aprenderem a fazer mais e consumirem menos a pronto.

Tudo o que pode aprender nestes “Dias da Casa Sustentável”

Nos workshops da casa de dia 4 de junho, João Peixe mostra-lhe como é possível reaproveitar paletes de madeira e latas de alimentos para criar uma mini-horta vertical e sustentável; enquanto Guida Santos o ensina a restaurar os seus móveis antigos, dando-lhe dicas simples para fazer um diagnóstico do estado da peça e perceber quais os produtos e ferramentas necessários. João Vieira vai também ajudá-lo a melhorar a eficiência energética da sua casa e a perceber o que é um Certificado Energético em Habitação.

No dia seguinte, 5 de junho, é a vez de Camila Lucena lhe explicar como é que pode fazer a sua compostagem doméstica e transformar os seus resíduos orgânicos em fertilizante natural. O workshop “As minhas escolhas de poupança ambiental”, com Joana Guerra Tadeu, também acontece neste dia onde pode aprender algumas estratégias de poupança de água e energia. Pode ainda criar os seus próprios produtos de limpeza com a ajuda de Cristina Correia – falamos, por exemplo, de um esfregão sisal, de pastilhas para máquina da loiça, líquido de limpeza multiusos, limpa-vidros e ambientador purificante.

As brico-aulas vão servir para aprender as técnicas e os métodos mais simples para projetos fáceis de concretizar. Entre elas estão o “Isolo portas e janelas”, “Crio o meu jardim sustentável” e “Renovo os móveis da minha casa”. Já o repair café é perfeito para saber como dar uma nova vida a uma cadeira antiga. Os momentos #EUFAÇO vão permitir-lhe descobrir como é fácil dar vida aos seus projetos para a casa e as demonstrações de produto são, como o nome indica, a apresentação dos produtos que pode usar nos seus projetos.

Todas as ações serão transmitidas nas redes sociais da LEROY MERLIN – Facebook e Instagram. Posteriormente, os vídeos ficam também disponíveis no site da marca, onde também encontra a agenda completa da iniciativa.

De seguida, carregue na galeria para descobrir o horário de alguns dos principais momentos dos “Dias da Casa Sustentável”, que acontecem já a 4 e 5 de junho.

Este artigo foi escrito em parceria com a LEROY MERLIN.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT