Muito provavelmente, nunca imaginou estar sentado no alpendre onde Jamie Lee Curtis segurou uma abóbora, à espera de boleia, no filme “Halloween”, de 1978. A verdade é que os aficionados do terror continuam a recriar a cena icónica, esculpindo o fruto ao seu gosto durante o mês mais assustador do ano.
A longa-metragem tornou-se um fenómeno de culto, muito graças ao desempenho da atriz de 64 anos enquanto Laurie Strode, a ama adolescente que enfrenta (e sobrevive) ao maníaco mascarado Michael Myers (interpretado por Nick Castle). Com o passar do tempo, a história do assassino fugitivo tornou-se tão acarinhada pelo público que já conta com mais de 13 filmes.
Se viu a primeira produção da saga, vai reconhecer de imediato o imóvel que acaba de chegar ao mercado. Sim, a casa do adorado slasher norte-americano foi colocada à venda online e pode ser sua — sobretudo se o preço não o assustar. Terá de pagar 1,8 milhões de dólares (cerca de 1,6 milhões de euros à taxa de câmbio atual) para pisar aquelas divisões.

“Serviu de cenário ao filme de 1978, como a casa de Laurie Strode. Se o vir, reconhecerá a infame varanda onde Jamie Lee Curtis se sentou”, escreveu a agente imobiliária Heidi Babcock, no anúncio da companhia eXp Realty.
A propriedade está situada em South Pasadena, Los Angeles, nos EUA. Antes de chegar ao mercado, a casa pertenceu à mesma família (de identidade desconhecida) há quase três gerações. Construída pelos avós em 1906, foi renovada em 1948, altura em que foi criada uma estrutura sobre a garagem.
Apesar da história arrepiante, a casa situa-se numa zona “considerada um paraíso para quem gosta de caminhar”, segundo a agente. “Esta propriedade excecional é um local maravilhoso para viver, trabalhar e divertir-se numa das comunidades mais desejadas da Grande Los Angeles.”
Com cerca de 488 metros quadrados, a residência é composta por três unidades separadas e um total de quatro quartos, três casas de banho e três cozinhas. Na primeira unidade, por exemplo, tem uma suíte com WC, sala de estar, sala de jantar, duas despensas, uma cave (mantenha-se afastado) e, claro, o alpendre de pedra.
A parte de fora, assim como a vista das janelas pitorescas, é um pouco mais encantadora do que o interior (atualmente) despido. Tem um adorável abacateiro logo à entrada, plantado na década de 40, e inúmeras árvores à volta.

Em termos de design, a propriedade segue o típico de conceito das casas norte-americanas dos subúrbios, com estrutura de madeira e divisórias em drywall, ou seja, com o uso de chapas de gesso em estruturas de aço. A fachada geométrica, com detalhes retos e quadrados, também chama à atenção de quem quer viver o chamado “american dream”.
Nos interiores, os quartos seguem a paleta habitual em tons de bege e branco (nas paredes ou nos poucos móveis que ficaram), em contraste com os pisos de madeira. Isto não significa que não há apontamentos de cor, nomeadamente o amarelo, o rosa e o azul nas casas de banho e na cozinha.
Caso seja mais assustadiço, não se preocupe: há mais de um ano que ali não entra um assassino. Curtis regressou ao papel várias vezes ao longo das décadas seguintes, mas saga terminou em 2022, com o filme “Halloween Ends”.
“A vida é assustadora, mas a Laurie ensinou-me que também pode ser bela”, disse a atriz à “People”, no momento da despedida.
Como lá chegar
Para passar pela residência, precisa primeiro de apanhar um voo até Los Angeles, nos Estados Unidos da América. Encontra bilhetes de ida e volta, com partida de Lisboa, desde 765€. Se alugar depois um carro, bastam 30 minutos para chegar — é a opção mais rápida e mais barata.
De transportes públicos, esse tempo aumenta para uma hora e meia. Precisa de apanhar um autocarro no terminal até à estação 800 N Alamada St. Nesta fase, troca o veículo pela linha A do metro, seguindo até à estação Sul de Pasadena, que fica a 6 minutos a pé da rua.
A seguir, carregue na galeria para ver mais imagens da famosa casa que serviu de cenário ao filme “Halloween”, de 1978.