Decoração

IKEA criou um micro-apartamento com uma renda mensal de 72 cêntimos

A gigante sueca acaba de lançar-se num novo modelo de negócio. A casa minúscula tem tudo o que precisa em apenas 10 metros quadrados.
Chamam-lhe microapartamento

Tóquio é uma das cidades mais densamente povoadas no mundo. É natural, portanto, que as casas se tornem cada vez mais pequenas para poderem comportar os mais de 14 milhões de habitantes da capital. A IKEA quis aproveitar esta oportunidade para se lançar num novo negócio internacional. A gigante sueca comprou um pequeno apartamento de dez metros quadrados no distrito de Shinjuku e remodelou-o completamente, com recurso aos seus móveis.

Melhor: o micro-apartamento foi colocado no mercado e está a ser alugado por um valor irrisório. O inquilino terá de pagar uma renda mensal de 72 cêntimos. As candidaturas estão abertas e os pretendentes podem enviar os seus dados até 3 de dezembro, com apenas a condição de que tenham mais de 20 anos. O aluguer terá a duração de um ano, até 15 de janeiro de 2023.

A iniciativa faz parte da campanha da marca, a Tiny Homes, que tem como protagonista um tubarão que é também um agente imobiliário chamado BLÅHAJ que, claro, se especializa em casas pequenas. As transformações são reveladas no canal de YouTube da IKEA Japão.

“Um dos segredos passa por fazer bom uso do espaço vertical”, explica a IKEA no vídeo que mostra como o pequeno apartamento em Tóquio foi completamente renovado. “Ao tirar partido da tridimensionalidade do quarto, abrem-se novas possibilidades num espaço limitado.”

Ao longo de 2021, a IKEA tem também criado pequenas casas modulares em tamanho pequeno, focadas na sustentabilidade. Têm, por norma, perto de 46 metros quadrados que podem ser instaladas em qualquer terreno. Incluem painéis solares, retretes de compostagem e água quente. Este modelo de micro-apartamentos deverá agora fazer o seu caminho por outros países até, eventualmente, chegar a Portugal.

Carregue na galeria para conhecer melhor as novas mini casas da IKEA.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT