Decoração

IKEA abre a loja mais inovadora de sempre na Áustria

Ocupa os sete andares de um edifício inteiro. Não tem parque de estacionamento e conta com mais de 160 árvores, com espaço para ninhos e colmeias.
Não há parque de estacionamento.

Nos últimos dias de agosto, a IKEA anunciou a abertura daquela que considera ser a sua loja mais avançada tecnologicamente. O novo espaço da cadeia sueca instalou-se no bairro de Westbahnhof, em Viena, na Áustria, e representa um investimento de mais de 140 milhões de euros, numa construção que levou cerca de 10 anos a estar concluída.

O compromisso com o meio ambiente está presente na estrutura do espaço que abriu portas a 26 de agosto e que ocupa sete andares de um prédio urbano, feitos a pensar em pedestres, utilizadores de transportes públicos e ciclistas. Não há parque de estacionamento.

É uma espécie de oásis de natureza numa das zonas mais movimentadas da capital austríaca, com 160 árvores que foram plantadas nos terraços e que ajudam a refrescar o interior. Na cobertura, estão instalados sistemas fotovoltaicos que ocupam mais de 800 metros quadrados e entre os quais há espaço para ninhos de pássaros e colmeias.

Esta loja da IKEA foca-se, principalmente, em vender pequenos artigos — são cerca de três mil propostas, no total. Não há peças de mobiliário disponíveis para venda imediata, mas quem quiser comprar produtos maiores pode encomendá-los por lá para receber em casa em 24 horas. O transporte é feito por carrinhas movidas a energia elétrica. 

Os dois últimos pisos estão ocupados por um hostel e, no telhado, há um terraço acessível livremente que também vai funcionar como espaço de eventos.

Entretanto, a empresa prepara-se para abrir em Espanha a sua primeira Store XS, um novo conceito que pretende criar “lojas a meio caminho entre as mega lojas tradicionais com cerca de 30 mil metros quadrados” e que se vão situar nos grandes centros urbanos. Saiba mais no artigo da NiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT