Chama-se OSYNLIG e representa a palavra sueca para “invisível”. A nova coleção da IKEA consiste numa linha com 13 velas perfumadas, concebidas para evocar “o tipo de emoção que é difícil expressar por palavras”, segundo os responsáveis.
O conceito de “design invisível” baseia-se na capacidade que os aromas têm de desencadear memórias fortes e o efeito poderoso que podem ter sobre o humor de quem os sente. Uma “nostalgia pelas coisas que fizemos no passado aos sonhos das coisas que podemos fazer no futuro”, afirmam, destacando que estas velas, acima de tudo, “elevam a experiência de estar em casa.”
O resultado desta ideia foi uma colaboração com Ben Gorham, fundador da casa de moda e fragrâncias Byredo. A coleção está dividida em três bases — floral, amadeirado e fresco — e coloca o fabrico de fragrâncias de topo de gama ao alcance da maioria das pessoas, além de levar também o conceito de “design invisível” a um público mais vasto.
“O cheiro da nossa casa é muito emocional e desempenha um papel importante na forma como nos sentimos nela. Não se trata apenas do caráter prático e funcional das coisas. É o ligar onde nos reunimos com a família e amigos e criamos memórias”, disse o designer sobre a linha.
Entre os exemplos, destaca-se o cheiro da canela, que faz lembrar o Natal; ou o cheiro de roupa recém-lavada, que nos leva de volta à infância.
Estas velas vêm dentro de suportes de cerâmica lindíssimos com tampas a condizer, desenvolvidos em vários tons naturais com texturas. Estão disponíveis com preços entre os 4€ e os 22€ nas lojas físicas e online da IKEA em Portugal.