Decoração

La Nena: Ana apaixonou-se pela exclusiva marca espanhola e trouxe-a para Portugal

A arquiteta com 33 anos acaba de abrir um espaço da marca que quer revolucionar o mundo do design de interiores.
Uma estreia no nosso País.

Quando Ana Pinto entrou numa loja, em Lugo, na Galiza, teve uma epifania. “Estava num ambiente que quase nos transporta para outra dimensão e percebi logo que tinha de trazer a La Nena para Portugal”, começa por contar à NiT.

Natural da Marinha Grande, Ana foi estudar arquitetura na Universidade do Porto e acabou por se estabelecer na cidade. Atualmente com 33 anos, trabalhou durante uma década como designer de interiores, especificamente no setor do retalho, na Parfois.

“Comecei como arquiteta e, nos últimos cinco anos, liderei a equipa responsável por todos os projetos globais da marca, incluindo a criação da imagem do conceito. Como tal, mantive sempre uma forte ligação à área da decoração, especialmente em contexto comercial”, explica.

No início do ano deixou a marca de acessórios de moda e decidiu abrir o próprio espaço. Porém, a semente que daria origem ao negócio já havia sido plantada em 2021, quando criou o aniStudio. Tudo começou como um hobby que Ana desenvolveu por necessidade. A arquiteta desejava ter telas únicas em casa, mas não encontrava nada à sua medida. 

“Hoje em dia, quem deseja adquirir uma tela tem de ir a uma galeria de arte, o que pode ser intimidante. Se for a uma loja no shopping, irá encontrar telas produzidas em série, o que faz com que muitas pessoas tenham quadros iguais. Comecei a pintar porque queria ter peças exclusivas em casa”, detalha.

Ana utiliza tinta acrílica para criar obras personalizadas ao gosto de cada um. “O processo mais habitual é comprar um quadro e depois encontrar um lugar em casa para o colocar. A minha abordagem é inversa: o cliente mostra-me um espaço vazio e, em função desse local, crio uma tela personalizada com as cores e dimensões adequadas.”

Aquilo que começou como forma de resolver um problema acabou por ganhar outra dimensão quando Ana decidiu oferecer algumas telas a amigos. “O feedback foi extremamente positivo e incentivaram-me a criar uma página online. Assim nasceu o aniStudio, que tem funcionado como uma plataforma de venda de telas personalizadas. Mais tarde, integrei serviços de design de interiores, recebendo pedidos de clientes que desejavam ajuda para decorar as suas casas.”

Antes de descobrir a La Nena Home, o plano de negócio da arquiteta era abrir um espaço para instalar o estúdio. Porém, quando uma colega lhe falou da marca espanhola, que ainda não tinha representação em Portugal, decidiu abraçar essa missão.

A La Nena, especializada em revestimentos para edifícios, recriou a fórmula do microcimento, tornando-o mais resistente, o que permite que seja aplicado em diversas superfícies, não se limitando a pavimentos, paredes ou tetos”, detalha Ana. Com o aprimoramento da fórmula, a empresa também desenvolveu “uma linha de mobiliário neste material, incluindo mesas, bancos, cadeiras e lâmpadas, que podem ser personalizadas em termos de cor e textura”.

 
 
 
 
 
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Desde 2 de dezembro, parte das peças do catálogo da marca está em exposição no número 851 da Rua Brito e Cunha, em Matosinhos. A loja, com 140 metros quadrados, está dividida em vários ambientes: uma zona dedicada à decoração, onde se encontram artigos como pratos, velas e candeeiros; um corner La Nena Cofee, um pequeno showroom que está a ser estudado para se tornar num café, além de uma parte dedicada ao aniStudio, bem como a amostras de materiais e pavimentos.

“A marca existe como La Nena desde 2020 e já está presente em várias localidades de Espanha, assim como em Milão, Xangai e Dubai, onde opera sob o conceito La Nena Coffee”, revela. A linha Home é direcionada a clientes que procuram artigos de decoração, permitindo-lhes personalizar peças específicas para os seus espaços. Por outro lado, as restantes gamas são dedicadas a negócios, como a La Nena Sossega (restauração) e o La Nena Night Club, que abrirá em Punta Cana no início de 2025.

“A verdadeira mais-valia deste projeto reside na capacidade de aplicar esta fórmula inovadora [o tal microcimento], numa ampla gama de produtos”, clarifica Ana. “Como arquiteta, o meu trabalho é limitado pelas peças disponíveis no mercado, que em Portugal tendem a ser bastante homogéneas. Com a La Nena, percebo que é possível materializar as ideias que temos como arquitetos, conferindo uma nova dimensão aos nossos projetos.”

O material inovador permite criar bancos para exterior, bancadas de cozinha, louças para casas de banho — “tudo é possível e personalizável”, defende Ana. Para demonstrar isso mesmo, as peças da loja de Matosinhos foram desenvolvidas “à medida”, uma forma de expor algumas das possibilidades disponíveis.

A escolha da localização foi o culminar de “um processo onde tudo se alinhou”. A La Nena Home está situada num edifício concluído recentemente, e os espaços comerciais tinham acabado de entrar no mercado de arrendamento. Contudo, o fator diferenciador foi a altura. “Os cinco metros de pé direito, foram decisivos, pois ajudam a criar um efeito ‘uau’.”

O espaço tem um aspeto futurista e a iluminação foi cuidadosamente planeada para destacar os elementos. “Queremos que o ambiente transmita paz e tranquilidade, optámos por tons terrosos e neutros que criam um espaço acolhedor e funcional. A estética foi concebida para não comprometer a funcionalidade”, sublinha.

A receção ao conceito “tem sido extraordinária”, garante Ana. Numa fase inicial, o principal foco do negócio são os clientes profissionais, que “querem criar espaços distintos”. No entanto, o espaço não é apenas um showroom. “Como estamos abertos ao público, também recebemos clientes que entram na loja e escolhem peças para levar logo para casa”, acrescenta. 

Relativamente aos valores, apresentam variações significativas, pois dependem das especificidades de cada peça. No que diz respeito à linha de incensos e velas, mais padronizada, os preços começam em 19,95€. Já um um candeeiro de mesa, por exemplo, pode custar 250€, e uma mesa de centro de 2,60 metros ronda os 2.900€. “O custo varia conforme a complexidade do trabalho envolvido”, frisa Ana. 

Apesar da abertura recente, a arquiteta já começou delinear os planos para a marca. “Em termos de futuro, estou a pensar na expansão da La Nena Home e da La Nena Home por todo o País.” O trabalho manual e o artesanato são dois dos pilares da marca, que já produz algumas gamas em Portugal e quer ainda desenvolver uma linha têxtil. O objetivo é oferecer um serviço 360, com produtos que respondam a todas as necessidades dos clientes. 

“É um estilo completamente único. As pessoas que aqui entram, independentemente da sua área de formação, não ficam indiferentes.”

Carregue na galeria para ver mais imagens da loja. 

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Brito e Cunha 851
    4450-208 Matosinhos
  • CONTACTOS
  • HORÁRIO
  • Todos os dias úteis das 14h30 às 18h30
  • Marcação prévia

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