Decoração

Mariana despediu-se durante a pandemia para criar uma marca de tapeçarias feitas à mão

O projeto Mariana Ralo Tapestries cria peças únicas e sustentáveis a partir de matérias-primas recicladas e lãs nacionais.
Há uma mistura de cores e texturas.

Aplicar a arte da tecelagem manual à decoração de interiores. É esse o propósito da Mariana Ralo Tapestries, a nova marca portuguesa de tapeçarias decorativas e exclusivas, que misturam diferentes cores e texturas inesperadas. A escolha de materiais usados é, aliás, uma das grandes preocupações deste projeto, que se foca na sustentabilidade e trabalha com sobras da indústria têxtil.

Mariana Ralo, de 27 anos, é engenheira de formação e despediu-se do seu trabalho a tempo inteiro em logística e gestão de projetos para se dedicar a uma paixão pelos fios e têxteis que tem desde miúda. Em fevereiro de 2021, lançou a sua marca para vender tapeçarias que querem adicionar “textura e conforto” aos espaços. 

“As tapeçarias de parede são um mercado que tem vindo a crescer nos últimos anos, mas não é apenas aí que quero desenvolver a marca. Quero explorar a arte da tecelagem manual em todas as suas vertentes dentro da decoração de interiores”, explica.

As matérias-primas que usa são, sobretudo, fios reciclados e lãs nacionais. “São os materiais que vão permitir obter a textura e o conforto que quero transmitir com cada peça que faço”, acrescenta. Através da conta oficial de Instagram, pode acompanhar o projeto de Mariana e conhecer mais sobre a sua história.

 
 
 
 
 
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A 7 de fevereiro, lançou uma loja online com as três primeiras coleções (On Fabric, Framed e Free Hangin) da Mariana Ralo Tapestries, que exploram diferentes abordagens das tapeçarias na arte de parede, o que permite que se adaptem a diferentes estilos de decoração de interiores — e também ao gosto dos clientes.

Tirou uma licenciatura e mestrado em Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico de Lisboa, a cidade onde nasceu. Se a paixão pelos têxteis surgiu desde cedo, Mariana confessa: “Nada disto era suposto ser a minha vida. Embora sempre tenha feito este tipo de trabalhos desde criança, nunca foi uma hipótese para mim isso ser mais do que um hobby, tendo em conta o meu background. Mas a partir do momento em que, na minha cabeça, passou a ser uma hipótese, tornou-se possível. E estou muito feliz.”

Já sobre os tempos conturbados que vivemos, lançar-se numa nova aventura que quer melhorar o conforto em casa pode até ter sido vantajoso. “Não senti que a pandemia tenha impactado o lançamento em si, por ser uma marca de peças de arte e decoração.”

E acrescenta: “As pessoas estão mais em casa agora e, por isso, mais disponíveis e com vontade de repensar os seus espaços, e isso é muito interessante para o tipo de produto da minha marca. O único problema que enfrentei, e ainda enfrento, é o facto de as lojas de decoração estarem fechadas e não ter tido ainda a possibilidade de colocar as minhas peças à venda aí.”

Na loja online, vai encontrar tapeçarias com preços que variam entre os 120€ e os 450€. Planeia lançar ainda este ano novas peças mais funcionais. “Quero sair das paredes e explorar outras aplicações desta arte ancestral. Ir ao encontro de pedidos que tenho recebido para peças à medida, como candeeiros, almofadas e tapetes. A tecelagem manual permite isso tudo.”

A seguir, carregue na galeria para conhecer algumas peças da criadora.

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