Decoração

Molteni&C: a tradição do design de interiores italiano chegou a Portugal

A insígnia oferece todo o tipo de serviços, seja um conselho sobre um móvel ou o desenho de uma divisão completa.
A marca italiana chegou a Lisboa.

Com que frequência encontramos móveis semelhantes aos nossos nas casas de conhecidos, amigos e familiares? É uma constatação comum quando se tratam de decorações com produtos padronizados, sem personalização. Talvez valha a pena investir mais, se isso significar mais qualidade e um projeto exclusivo.

Felizmente, existem alternativas. A mais recente instalou-se na Avenida da Liberdade, no passado 15 de maio. No entanto, não se trata de uma insígnia qualquer. Começou por ser um negócio de móveis em Giussano, Itália, fundado por Angelo Molteni em 1934, hoje é uma referência em projetos de design e arquitetura. Oferece uma seleção de móveis de qualidade e acessórios sofisticados que complementam os ambientes — tanto residenciais como laborais — de forma perfeita.

“É uma das poucas marcas italianas que oferecem um serviço completo para a casa. Muitas focam-se apenas em sofás, outras em cozinhas. Na Molteni&C, o cliente pode tratar do projeto de A a Z, desde a arquitetura ao design de interiores, passando pela decoração da casa. “Incluindo solicitar ajuda na escolha de uma cama ou cadeira, por exemplo”, explica a proprietária do espaço, Ana Kurash, em entrevista à NiT.

A empreendedora russa, de 48 anos, vive em Portugal há uma década, mas trabalha com a marca há 12. Apaixonou-se pelo conceito tão intensamente que sentiu necessidade de o trazer para o nosso País, onde poderia desenvolver e aprofundar essa paixão. “Tenho um grande apreço pelo design intemporal da Molteni & C, que não segue tendências”, explica. “É como comprar uma mala Chanel: 20 anos depois continua bonita, mais ainda do que quando a comprámos”, compara, em tom de brincadeira.

O facto de se tratar de uma insígnia familiar confere uma maior singularidade ao negócio. “A nossa abordagem aos projetos é distinta, assim como a nossa forma de resolver problemas. Embora sejamos uma empresa que privilegia a proximidade, mantemo-nos atualizados, somos modernos.

É como se estivesse em casa.

A atração de Ana Kurash pelo mundo da decoração surgiu precocemente, apesar da sua formação em economia. “Ao longo da minha trajetória profissional, tenho atuado sempre neste segmento, transitando por diversos setores. Comecei por trabalhar em lojas de moda, aos 20 anos, depois passei por vários estúdios de arquitetura, lojas de design e ateliers”, relata.

Quando chegou a Portugal, decidiu cursar design de interiores, não só para adquirir conhecimentos teóricos, mas, principalmente, para compreender o mercado nacional e identificar as características do estilo português de decoração. 

Contudo, a Molteni&C não trabalha apenas para as exigências do mercado português, pelo contrário — até porque tem muitos clientes estrangeiros. “Tentamos sempre utilizar móveis italianos, mas, ao mesmo tempo, procuramos incorporar um ou outro detalhe nacional, seja em peças de arte ou tapetes. Incluo artigos da Vista Alegre com frequência, por exemplo”, sublinha.

As linhas e os géneros complementam-se, defende Ana Kurash. “O estilo da Molteni&C é tranquilo e elegante, encaixando bem em Portugal.” A essência da marca reflete-se no espaço com 380 metros quadrados, divididos em dois pisos. Contudo, não se trata de um showroom de móveis convencional. “O espaço foi concebido como uma casa, onde os clientes podem imaginar, sentir como seria morar ali”, explica. Cada piso recria um apartamento, com todas as divisões e mobiliário.

A seleção de peças da Molteni&C na Avenida da Liberdade inclui obras de criadores como Vincent Van Duysen, Naoto Fukasawa, Rodolfo Dordoni, entre outros. Outro dos atrativos da marca para os entusiastas de arquitetura é que a autorização para produzir peças do italiano Gio Ponti — uma referência no mundo da arquitetura e design.

Relativamente aos preços, os valores variam bastante, consoante as solicitações dos clientes. Uma cozinha pode custar entre 20 e 200 mil euros, enquanto uma cama pode variar entre três mil e 10 mil. “Praticamos preços plenamente adequados para este tipo de negócio. Por regra, os itens em exposição são os mais caros, representando o potencial máximo da nossa marca. No entanto, oferecemos sempre opções mais acessíveis. Tudo depende do projeto”, conclui.

Carregue na galeria para ver mais imagens da nova loja Molteni&C na Avenida da Liberdade. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. da Liberdade, 254
    1250-143 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De segunda a sexta das 10:00 às 20:00
  • Sábado e domingo das 11:00 às 17:00

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT