Decoração

Moradia de luxo no Algarve tem uma horta no rooftop, lagoa e cascata. Custa 4,9 milhões

O "projeto pioneiro" em Almancil destaca-se pela eficiência energética. Tem 300 metros quadrados e uma piscina incrível.
Tem um ar exótico.

Almancil, no município de Loulé, é uma das freguesias mais luxuosas de Portugal. Todos os anos, a lista das moradias mais caras à venda no nosso País inclui várias casas na região. Os preços atingem os oito dígitos, em parte graças às piscinas, rooftops e vistas deslumbrantes.

Um milhão de euros dá apenas para adquirir 67 metros quadrados na Quinta do Lago, segundo relatório anual da consultora Knight Frank, publicado em 2024. Com o mesmo valor, é possível comprar uma residência de luxo com 110 metros quadrados em Barcelona, por exemplo.

Um dos motivos que justifica os valores praticados na região é o carácter inovador das construções de luxo. A evidência encontra-se numa propriedade com o certificado Energia Zero, localizada a menos de um quilómetro do Estádio do Algarve. Trata-se de uma moradia com vistas deslumbrantes que está disponível por 4,9 milhões de euros, que integra o portefólio da Century 21 Realty.

Com aproximadamente 300 metros quadrados, divide-se por uma sala ampla, em open space, com janelões para o jardim. O hall de entrada serve de ponto de encontro dos espaços sociais com design moderno, como a cozinha totalmente equipada, enquanto os quatro quartos em suite foram posicionados nas traseiras.

O edifício térreo esta perfeitamente encaixado na propriedade com 10 mil metros quadrados. Um dos aspetos mais distintivos é o jardim, onde foram criadas uma lagoa com peixes e uma cascata de água, que ajudam a criar um ambiente sereno, um dos requisitos dos proprietários.

“Esta moradia foi construída com todas as preocupações ambientais, tendo em conta a sustentabilidade, a utilização de materiais ecológicos e a minimização do impacto visual na paisagem, desde o desenvolvimento do projeto de arquitetura até à sua conclusão”, explica Rita Osório, do grupo imobiliário.

A zona da lagoa.

Esse é um dos motivos pelos quais escolheram materiais locais, como madeira maciça para as portas e pinturas sem químicos. As matérias-primas não só conferem mais conforto à casa, como melhoram a qualidade do ar. A temperatura ambiente é sempre mantida a 21 graus.

A horta na cobertura é outras das características que mais chamam à atenção. A escolha faz com que a propriedade pareça estar inserida num destino exótico, além de ser uma forma de aproveitar todos os espaços da habitação. E os proprietários podem dar-lhe o uso que desejarem.

“Outros aspetos privilegiados neste projeto foram a recuperação das águas da chuva, furo de captação de águas subterrâneas, e separação e tratamento das águas residuais para a sua reutilização nos espaços verdes”, sublinham.

É uma casa de luxo com certificado de Energia Zero. A eficiência energética deve-se, por exemplo, ao uso de claraboias que direcionam a luz natural para os espaços de circulação, assim como os painéis solares para aquecer a água ou a preocupação com o isolamento térmico das paredes.

Carregue na galeria para ver mais imagens desta moradia de luxo em Almancil.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT