Começou por ser uma invenção isolada. Pedro Nogueira, de 26 anos, é do Porto e passou alguns meses a trabalhar num quadro de luz que funcionava com um sensor de movimento. Depois de vários testes, percebeu que esta ideia tinha potencial para ser explorada. Juntou-se a três amigos e criaram juntos um conceito único: um quadro de luz decorativo que exibe obras de arte desenhadas por ilustradores portugueses.
Joana Guimarães, de 26 anos, Catarina Peixoto, de 26, e Diogo Oliveira, de 27, são os três amigos que lançaram com ele a Nea-r em dezembro de 2020. “O nosso conceito passa por dar uma nova vida a um produto que sempre esteve presente nas nossas vidas”, conta Pedro. O que torna este quadro de luz inovador é mesmo a inclusão de ilustrações únicas, desenvolvidas em parceria com artistas nacionais.
Os quadros têm duas versões — clara e escura — com um sensor incorporado na moldura, que liga a luz apenas quando deteta movimento, desligando-se automaticamente 10 segundos depois, sem consumos de energia desnecessários. Por funcionar sem fios, pode ser colocado em qualquer divisão da casa, sem precisar de botões ou interruptores. O carregamento é feito através de um cabo magnético.
Ver esta publicação no Instagram
“A Nea-r nasce para criar conexões entre as nossas obras e o consumidor nas suas experiências do dia-a-dia”, refere Pedro. Atualmente, os a marca já colaborou com 12 artistas, mas conta chegar aos 15 brevemente. “Todas as edições são limitadas e exclusivas”, acrescenta.
Os artistas com que colaboram, dizem, são todos nacionais e emergentes. O objetivo passa mesmo por fazer chegar o seu trabalho aos consumidores, dando a conhecer novas linguagens, formas de arte e expressão através da tecnologia. Fotógrafos, ilustradores e artistas digitais são alguns dos profissionais que se associaram ao projeto e que ganharam assim um espaço no site, onde pode conhecer mais sobre eles. “Queremos dar voz e espaço a artistas nacionais e da nossa comunidade dando liberdade criativa a quem quiser participar nesta experiência”, continua Pedro.
Qualquer artista que queira juntar-se ao projeto vai encontrar um formulário na loja online através do qual pode entrar em contacto com os fundadores e fazer parte deste projeto.
Pedro e Catarina licenciaram-se em Design Gráfico pela ESMAD, em Vila do Conde. Diogo estudou Design Industrial na mesma faculdade e Joana é licenciada em Design de Moda pela ESAD de Matosinhos. Para os quatro amigos, lançar uma marca em plena pandemia “não tem sido fácil”.
“É arriscado e as dificuldades são óbvias, mas nós não íamos conseguir guardar isto por muito mais tempo. É mais complicado mostrar o produto, as pessoas não estão tão disponíveis e as relações pessoais foram reduzidas ao mínimo, mas nós tentamos ver isto pela positiva. Num momento em que nos pedem para ficarmos em casa, nós quisemos trazer um bocadinho de luz e conforto aos lares das famílias portuguesas. A nossa tecnologia de luz LED não só ilumina como reduz a ansiedade e encoraja ao otimismo, queremos entregar suporte e carinho em forma de decoração”, contam.
Os quadros são todos fabricados individualmente pela equipa. Custam todos 90€, estão à venda na loja online da Nea-r e quem aderir à newsletter recebe um desconto de 15 por cento, além de portes de envio gratuitos.
Ver esta publicação no Instagram