O ginásio Rievolution Fitness Space esteve pouco menos de um ano instalado numa antiga garagem na freguesia de Nogueira, em Braga. O espaço acolhedor e discreto, cumpriu o seu propósito até 2021, ano em que o personal trainer que fundou o conceito decidiu levá-lo para um local maior. O open space, voltou assim, a tornar-se uma tela em branco com inúmeras possibilidades.
Quando compraram o espaço, André e Nicolas Ferreira, dois investidores no distrito, perceberam logo o seu potencial e desafiaram o estúdio Duality para lhe dar uma nova vida. Com 170 metros quadrados, e um pé de direito de 3 metros, vai ser transformada num T3. O investimento previsto para a remodelção do espaço, com decoração incluída, é de cerca de 175 mil euros.
Os irmãos Vítor e Filipa Ribeiro, que formam o atelier de design de interiores, em conjunto com o pai, Arménio, não hesitaram. Após transformarem uma casa abandonada num refúgio moderno, por exemplo, começaram a procurar obras diferentes: “Queremos um cliente que nos contacte porque quer valorizar o imóvel”, explica Vítor à NiT.
Primeiro, foi preciso obter a licença de habitação do espaço. Para isso, o estúdio teve que apresentar um projeto camarário à Câmara Municipal de Braga, com a garantia de que o espaço ia passar a ser uma nova caso. No total, o valor final do projeto ascende a 10 mil euros.
Quanto à planta, afirma Vítor, trabalharam sem limitações. Encontraram um espaço já totalmente vazio, apenas com as paredes exteriores. Porém, depararam-se com um problema: esconder os pilares estruturais de ginásio, muito brutos, no centro da sala: “Vamos fazer toda a envolvência para que não se vejam, serão ocultados de várias maneiras, ou junto à lareira ou até num armário.”
Para definirem as divisões, usaram as janelas como ponto de partida, uma vez que todos os quartos têm de ter uma. O desenho do apartamento vai incluir uma sala e cozinha em open space, uma sala de jantar, três quartos, uma casa de banho de serviço e uma suite com closet.
Uma das maiores transformações previstas, irá acontecer na zona da entrada. O portão da garagem, que em tempos também foi de uma oficina de mecânica, será demolido. Até a fachada vai ser alterada para se assemelhar ainda mais a uma residência: “Tinha janelas grandes e altas, mas não iam de cima a baixo. Vamos recuá-la ligeiramente e fazer um gradeamento”, explica.
A decoração, à semelhança dos restantes projetos do estúdio Duality, também foi projetada pela equipa. No entanto, vão afastar-se dos tons pretos, a sua imagem de marca, e seguir um estilo mais nórdico: como só tem janelas de um lado, o uso de madeiras mais claras e tons leves vai otimizar o espaço, assim como fazer com que a luz natural chegue à outra ponta da casa.
Vítor revela ainda que têm quatro meses para terminar a obra, sendo que a conclusão está prevista para o final do verão, entre agosto e setembro. Terminada a transformação, o apartamento vai estar disponível para venda, por volta de 320 mil euros, numa zona habitacional nobre em Braga.
Carregue na galeria para ver imagens de como era o ginásio, o seu estado atual e as imagens do projeto.