Decoração

Os melhores truques para renovar a sua casa (sem gastar muito dinheiro)

Uma pequena mudança pode fazer toda a diferença na alegria e felicidade. Aproveite o tempo livre das férias para transformar a sua vida.
Mudar a cor de uma parede ou móvel é suficiente para um novo ambiente.

Mudar a mobília de lugar, fazer alguns arranjos iguais aos que vemos na televisão e talvez até um “do it yourself”, como está na moda. O bom tempo pede renovação de energias e também do espaço, por isso esta é a altura certa para fazer algumas mudanças lá em casa.

Se o DIY surgiu nos anos 50 como resposta à crise, de forma a adaptar materiais existentes às necessidades sem grandes custos, hoje é um elemento que faz parte de um estilo de vida minimalista e sustentável, além do prazer de fazermos uma coisa com as nossas próprias mãos. Se quer aderir a esta tendência relaxante e divertida, a Escolha do Consumidor tem algumas ideias para arrancar a sua nova vida.

Pode ser algo tão simples como transformar garrafas ou jarros de vidro em candeeiros; ou pegar em paletes que, com apenas um toque de verniz e tinta, se transformam num incrível espaço lounge, seja numa varanda ou junto à piscina. Por outro lado, se já tem mais experiência em renovações, pintar os azulejos da casa de banho ou cozinha, ou até uma mudança radical de um móvel herdado, para um estilo mais moderno, são ótimas opções para criar um ambiente completamente novo.

É importante usar as melhores ferramentas para cada um destes trabalhos, garantindo a segurança necessário e um bom resultado final. Em caso de dúvida, a Vito é uma opção de qualidade que vai facilitar o seu trabalho.

Quando a mudança é extrema, deixe para os profissionais

Por vezes, mais do que criar um novo ambiente de decoração, queremos mesmo uma mudança radical. Seja colocar teto falso para ter os focos de luz, mandar uma parede abaixo, trocar o chão ou pôr umas janelas novas, o melhor, se não tem experiência, é deixar para os especialistas. A Melom Obras, por exemplo, é a maior rede serviços de reparação, manutenção, remodelação e construção de imóveis em Portugal. Por isso, a empresa é um ótimo serviço para contratar quando queremos um trabalho mais exigente bem feito.

Limpeza a fundo —a renovação mais simples de sempre

A casa vai-se mantendo limpa — uma aspiração rápida todas as semanas, passar o pó pelas superfícies, uma arrumação geral e está. Mas ocasionalmente é preciso ir mais fundo, uma vez que há zonas escondidas que vamos ignorando no dia a dia e que precisam de uma revisão.

Comece por aquelas gavetas ou armários onde acumula tralha — de pilhas que já não têm uso, aos mil papéis de que nada servem, passando por pequenos objetos que até se esquece que existem e que pode doar ou até vender. Nesta onda, aproveite para dar uma volta à roupa também. Centenas de instituições agradecem os donativos de roupa em bom estado e algumas até podem ser vendidas.

Agora que já destralhou, é altura de arrumar tudo direitinho. Especialmente para o escritório, na Staples encontra todos os produtos de arrumação de que precisa para garantir que não precisará de uma limpeza a fundo nos tempos mais próximos.

Com tanta arrumação, de certeza que o pó e sujidade se instalaram, mas não há nada a temer. Com o aspirador certo, pode fazer uma limpeza profunda, eficaz e sem grande trabalho, que inclui aspirar sofás, colchões, tapetes e todos os cantos da casa. Já que está aí, aproveite para limpar as paredes e azulejos que, com este produto, verá garantidamente a diferença, até em manchas de humidade que acumulou no inverno.

A organização certa para a melhor energia

De certeza que já ouviu falar de Feng Shui. Esta arte chinesa milenar ensina de que forma devemos organizar a nossa casa para que tenhamos o ambiente certo, equilibrado e sereno. É um potenciador da Lei da Atração, além de alinhar os sonhos com os objetivos.

Desde as cores certas que potenciam determinadas sensações, específicas para diferentes divisões da casa ou escritório, aos objetos proibidos ou recomendados para melhorar o ambiente do espaço. Um comportamento simples e um clássico desta arte é por exemplo manter a porta da casa de banho sempre fechada, sabia?

Carregue na galeria para descobrir algumas dicas simples de aplicar e que podem transformar por completo a sua casa.

Este artigo foi escrito em parceria com a Escolha do Consumidor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT