Decoração

Sugestão NiT: nesta loja do Porto o café e as flores andam de mão dada

A Agrafo junta várias coisas bonitas e contemporâneas, desde peças de cerâmica a bouquets personalizados.
Gira

Começou por ser um espaço com venda de flores. Depois, cresceu no conceito e até na dimensão. Tanto foi assim que acabou por mudar para uma nova morada. Esta é a Agrafo, uma loja portuense de decoração que vai querer mesmo conhecer.

A ideia era antiga e consistia em juntar flores ao café. Foi assim que Ema Ramos começou, em 2020, a Agrafo. Fruto de uma “sucessão de coincidências felizes vindas de alguns problemas”, como a própria descreve à New in Porto, viu-se obrigada a mudar de localização.

Era preciso encontrar um espaço confortável que não só fosse bonito para os clientes mas onde fosse possível guardar os stocks sem o risco de se estragarem. Foi aí que, no final do ano passado, apareceu este novo espaço, na Rua Miguel Bombarda, perto do anterior. Já não o largaram mais.

“Na verdade, aqui permitia-nos juntar àquilo que nós já tínhamos da outra loja — a parte de flores, decoração e depois a parte do estúdio, dos projetos de set design — a parte de café de especialidade, que foi sempre um objetivo que nós tivemos. Aqui era perfeito e a Combi Coffee Roasters juntou-se a nós.”

Afinal, o que podemos encontrar na Agrafo? A resposta, segundo Ema, é simples: “Gosto de dizer que é uma loja onde se encontram uma série de coisas bonitas para a vida contemporânea e atual que nós vivemos”.

Isto quer dizer que na loja vamos encontrar várias peças urbanas — porque estamos na cidade —, sempre com materiais maioritariamente naturais e com alguma característica distinta daquilo que se vê noutros lugares. Há peças de cerâmica, de madeira, roupa e flores, muitas flores. Tudo num estilo minimalista, mas muito elegante. As peças são de projetos cuidadosamente selecionados pela responsável, que tem em atenção todos os detalhes.

Em relação aos arranjos de flores, as opções são variadas. Podem ser simples arranjos, bouquets ou coroas, conforme os clientes queiram. As flores também fogem um pouco ao óbvio ou ao que está mais visto. Depois, podem ser entregues onde queira, uma opção que veio precisamente das situações de confinamento e que acabou por ajudar a salvar a marca no período de transição de uma loja para a outra.

Os preços das peças e das flores variam muito conforme os pedidos, mas já consegue encontrar artigos a partir dos 5€. Quanto à novidade do café, é também partilhada com outros criadores.

“O objetivo é termos café especial e chás especiais e depois acompanhar com bolinhos, com bolachas e com alguns salgados de projetos que para nós são especiais e aos quais reconhecemos muito valor.”

Como vê, são tudo boas razões para conhecer a nova casa da Agrafo, até porque Ema garante que “em princípio, no início de 2022 vamos ter novidades boas para apresentar”.

Carregue na galeria para descobrir mais sobre esta loja.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Miguel Bombarda, 519
    4050-383 Porto
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a sábado das 10h às 13h e das 14h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT