Decoração

Veja se tem um destes móveis da IKEA em casa — valem milhares de euros

Pertencem a coleções antigas, tornaram-se em objetos de culto e hoje valem muito mais do que custavam quando foram lançados.
Queremos estas peças todas

Em 77 anos de história, a IKEA já fez um pouco de tudo, mas a ideia original permaneceu sempre: criar objetos práticos, acessíveis e bonitos. Para concretizar este último, nunca se importaram de ir buscar inspiração às grandes mentes do design.

Dos anos 70, 80 e 90 ficaram autênticas relíquias, então vendidas a preços mais baixos, hoje peças de culto que podem chegar a valores de milhares de euros em vendas privadas e leilões. São objetos únicos, de linhas imaginadas por designers e que hoje dificilmente se encontram nos grandes armazéns da marca.

Um dos casos mais paradigmáticos é o de uma cadeira criada nos primeiros anos da empresa sueca. Embora não se conheça o nome de quem a desenhou, o objeto de linhas arredondadas, pele de ovelha e pernas de madeira pode chegar aos 45 mil euros por um par de duas cadeiras.

Entre cadeiras, poltronas e estantes, quase todas são merecedoras de um regresso aos corredores da IKEA. É pouco provável que aconteça, por isso, o melhor é mesmo começar a juntar dinheiro para as ter lá por casa.

Carregue na galeria para conhecer algumas destas relíquias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT