Já é conhecido o sucessor de Casey Cadwallader na direção criativa da Mugler, após oito anos ao leme da marca de luxo francesa. Nesta terça-feira, 25 de março, foi revelado que será o designer Miguel Castro Freitas, de origem portuguesa, a assumir as rédeas das coleções da insígnia.
“É uma honra juntar-me à espetacular casa de Mugler. Como um dos grandes costureiros do século XX, Mugler reimaginou o poder e os limites da moda. Estou ansioso por trazer a minha própria visão, história e emoção para este património monumental”, disse o criativo, citado pela “Vogue”.
“Pode não se enquadrar na categoria de designers de renome ou ter presença nas redes sociais, mas tem 20 anos de experiência a trabalhar para casas de luxo estabelecidas”, escreve a mesma publicação.
Até então pouco conhecido do grande público, Castro Freitas tem desenvolvido o seu trabalho nos bastidores. Antes da Mugler, foi escolhido por John Galliano para trabalhar na Dior, após ter-se licenciado na Central Saint Martin, em 2004, e passado por outros cargos na Yves Saint Laurent e na Lanvin.
Durante este percurso, foi ainda chefe de alfaiataria da Christian Dior, liderada por Raf Simons, chefe de moda feminina da Dries Van Noten e diretor criativo da Sportmarx, tendo liderado as coleções entre primavera-verão 2021 e 2024.
“O Miguel vive e respira o espírito Mugler. O seu profundo conhecimento do ADN da Mugler e a sua vasta criatividade e talento fizeram dele uma escolha natural”, afirmou Danièle Lahana-Aidenbaum, presidente global da marca Mugler Fashion & Fragrances.
Fundada em 1973 pelo designer francês Manfred Thierry Mugler, a marca tornou-se num dos nomes mais importantes da indústria da moda nas décadas seguintes. As coleções ficaram conhecidas não só pelas suas silhuetas de outro mundo — literalmente —, mas também por contarem histórias em torno da paixão pelo corpo feminino.
Casey Cadwallader, que assumiu o comando da etiqueta como diretor criativo em 2018, anunciou que se ia afastar das funções no final de março. Foi por volta dessa altura, mais precisamente dia 17, que vários meios da imprensa internacional, como a “WWD”, avançaram o nome do português.
A coleção de estreia de Miguel Castro Freitas será apresentada em setembro, com as propostas da primavera-verão 2026. A Mugler esteve afastada do mais recente calendário da semana da Moda de Paris, onde se costuma apresentar, devido às mudanças que estavam em curso na insígnia.
Ver esta publicação no Instagram