Decoração

Já sabemos qual é o melhor detergente de marca própria (para os leitores da NiT)

É um dos produtos favoritos dos portugueses: compram mais de 1700 embalagens por dia. "Cheira a colónia de bebé."
Acabou o dilema.

A rotina na maioria das casas portuguesas é semelhante: chegamos do trabalho, deixamos a roupa suja no cesto e só nos voltamos a preocupar com ela alguns dias depois, quando a colocamos na máquina de lavar. Acontece que, no nosso País, o hábito das lavandarias ainda não está enraizado no dia a dia das famílias.

Por isso, a escolha do detergente ideal é ainda mais importante. O problema é que, com tantas embalagens diferentes à venda — para peças brancas ou para manchas difíceis, por exemplo —, podemos passar horas no corredor de limpeza a olhar para as fórmulas. E não, não há nenhum que seja bom para todas as situações.

Como este é um dos maiores dilemas da sua rotina doméstica, está na hora de chegar a uma conclusão. Numa votação organizada pela NiT, 4.596 leitores da revista fizeram-se ouvir e escolheram o melhor detergente de marca própria à venda em Portugal. E a disputa foi renhida.

Com 36,94 por cento dos votos (1.694), o grande vencedor acabou por ser o Colónia, da Mercadona, que tem sido um sucesso desde que foi lançado em Portugal, no final de 2022. O pódio ficou ainda completo pelo detergente Sabão de Marselha, do Auchan, e pelo Power+ de Lavanda, do Continente, com 28,75 (1.319) e 13,86 (636) por cento dos eleitores, respetivamente — espreite todos os resultados.

“Estamos muito orgulhosos por conseguirmos corresponder às expectativas dos nossos clientes. Acreditamos que a qualidade dos nossos produtos de marca própria é cada vez mais reconhecida pelos portugueses”, conta à NiT Cláudia Pereira, responsável pela categoria de produtos de cuidado do lar da cadeia.

detergente
O grande vencedor.

“O detergente existe desde sempre na Mercadona em Espanha, mas através do nosso modelo de coinovação, onde escutamos o ‘chefe’ (cliente), percebemos duas coisas: por um lado, era preciso trazê-lo para Portugal; por outro lado, também que era necessário melhorar a qualidade do detergente, aumentando o perfume”, acrescenta.

A embalagem de três litros custa 3,50€ — ou seja, custa pouco mais de 1,20€ por litro — e traz 46 doses. A loucura está a ser tanta que os clientes portugueses compram mais de 1.700 embalagens por dia. Contas feitas, são vendidas mais de 43 mil garrafas no nosso País.

O detergente “tem um aroma fresco”, “semelhante ao da colónia de bebé”, daí o nome do produto. É também apto para todo o tipo de peles, incluindo atópicas, sensíveis ou com alergias. Além disso, “é eficaz no combate das manchas mais difíceis e potencia a brancura dos tecidos”, assegura a marca.

Sobre o sucesso, afirma ainda: “O Colónia tem sido uma agradável surpresa dentro desta categoria, pois apresenta características que se diferenciam: o aroma e o facto de ser hipoalergénico – a verdade é que a melhoria de qualidade é reconhecida pelo cliente.”

O detergente — comercializado com o mesmo nome nos dois países — é fabricado por um fornecedor em Badajoz, o grupo Inquiba, e depois distribuído por todas as lojas da cadeia, revelam os responsáveis da Mercadona. Aliás, o Colónia é também um sucesso de vendas em Espanha.

Carregue na galeria e conheça os restantes detergentes que fizeram parte da votação da NiT.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT