A rotina na maioria das casas portuguesas é semelhante: chegamos do trabalho, deixamos a roupa suja no cesto e só nos voltamos a preocupar com ela alguns dias depois, quando a colocamos na máquina de lavar. Acontece que, no nosso País, o hábito das lavandarias ainda não está enraizado no dia a dia das famílias.
Por isso, a escolha do detergente ideal é ainda mais importante. O problema é que, com tantas embalagens diferentes à venda — para peças brancas ou para manchas difíceis, por exemplo —, podemos passar horas no corredor de limpeza a olhar para as fórmulas. E não, não há nenhum que seja bom para todas as situações.
Como este é um dos maiores dilemas da sua rotina doméstica, está na hora de chegar a uma conclusão. Numa votação organizada pela NiT, 4.596 leitores da revista fizeram-se ouvir e escolheram o melhor detergente de marca própria à venda em Portugal. E a disputa foi renhida.
Com 36,94 por cento dos votos (1.694), o grande vencedor acabou por ser o Colónia, da Mercadona, que tem sido um sucesso desde que foi lançado em Portugal, no final de 2022. O pódio ficou ainda completo pelo detergente Sabão de Marselha, do Auchan, e pelo Power+ de Lavanda, do Continente, com 28,75 (1.319) e 13,86 (636) por cento dos eleitores, respetivamente — espreite todos os resultados.
“Estamos muito orgulhosos por conseguirmos corresponder às expectativas dos nossos clientes. Acreditamos que a qualidade dos nossos produtos de marca própria é cada vez mais reconhecida pelos portugueses”, conta à NiT Cláudia Pereira, responsável pela categoria de produtos de cuidado do lar da cadeia.
“O detergente existe desde sempre na Mercadona em Espanha, mas através do nosso modelo de coinovação, onde escutamos o ‘chefe’ (cliente), percebemos duas coisas: por um lado, era preciso trazê-lo para Portugal; por outro lado, também que era necessário melhorar a qualidade do detergente, aumentando o perfume”, acrescenta.
A embalagem de três litros custa 3,50€ — ou seja, custa pouco mais de 1,20€ por litro — e traz 46 doses. A loucura está a ser tanta que os clientes portugueses compram mais de 1.700 embalagens por dia. Contas feitas, são vendidas mais de 43 mil garrafas no nosso País.
O detergente “tem um aroma fresco”, “semelhante ao da colónia de bebé”, daí o nome do produto. É também apto para todo o tipo de peles, incluindo atópicas, sensíveis ou com alergias. Além disso, “é eficaz no combate das manchas mais difíceis e potencia a brancura dos tecidos”, assegura a marca.
Sobre o sucesso, afirma ainda: “O Colónia tem sido uma agradável surpresa dentro desta categoria, pois apresenta características que se diferenciam: o aroma e o facto de ser hipoalergénico – a verdade é que a melhoria de qualidade é reconhecida pelo cliente.”
O detergente — comercializado com o mesmo nome nos dois países — é fabricado por um fornecedor em Badajoz, o grupo Inquiba, e depois distribuído por todas as lojas da cadeia, revelam os responsáveis da Mercadona. Aliás, o Colónia é também um sucesso de vendas em Espanha.
Carregue na galeria e conheça os restantes detergentes que fizeram parte da votação da NiT.