Lojas e marcas

Kozii: nova loja de Loulé abriu numa ourivesaria secular com roupa produzida na Índia

A marca já é conhecida em algumas cidades do Algarve. Aposta na confeção artesanal e sustentável, com peças únicas.
Abriu a 1 de junho.

Cecília Telo, de 49 anos, abriu as primeiras duas lojas Kozii em Tavira, em 2015 e 2016. Seguiram-se aberturas em Lagos e Olhão, uma vez que o conceito da marca se centra no Algarve. A 1 de junho inaugurou outro espaço em Loulé, numa das áreas mais movimentadas da cidade.

Antes de se tornar empreendedora, Cecília Telo produzia vestuário em países como México, Índia, Tailândia, Brasil e Guatemala. Quando decidiu formar uma família, mudou-se para Tavira com o companheiro, onde nasceu a Kozii.

Para assinalar a chegada do verão, a marca lançou uma coleção colorida e sustentável, inspirada nos deuses. Esta nova linha inclui peças confecionadas com técnicas indianas e texturas suaves, que têm um significado especial para a fundadora.

Todos os produtos da marca são fabricados na Índia, utilizando materiais de origem local. Um dos destaques é o tecido Ecovero, uma fibra desenvolvida para reduzir o impacto ambiental, ao utilizar 50% menos água e dióxido de carbono na sua produção em comparação com outras fibras.

As cinco lojas localizadas nos concelhos algarvios possuem cada uma identidade distinta, adaptando-se à localização e à decoração dos edifícios que ali existiam previamente. “Recuperamos os espaços. A nova loja em Loulé ocupa uma antiga ourivesaria, que estava encerrada há dez anos”, conta Cecília à NiT.

Situada na Rua do Comércio, a nova loja faz parte do centro histórico da cidade, ligado à cultura local. “A cidade investe bastante em teatro, festivais de música e arte, e identificamo-nos muito com isso”, acrescenta.

O design da loja destaca-se, especialmente porque, durante a renovação, foram descobertas duas antigas abóbadas sob um teto de madeira. As janelas foram restauradas, assim como o piso, composto por pedra e tijoleira. O novo espaço tem recebido feedback positivo tanto de clientes portugueses como de estrangeiros.

A oferta inclui calças, camisas, túnicas, calções, vestidos e alguns acessórios. A coleção atual é inspirada no índigo, um corante proveniente de um arbusto que resulta num tom de azul singular.

“Os clientes procuram a leveza e a frescura das nossas peças. Os nossos tecidos não contêm plástico e são extremamente confortáveis e suaves. Isso reflete a identidade da marca — artesanal e sem produtos químicos”, explica Cecília.

Além disso, os modelos apresentam uma técnica de estampagem típica do Rastejão, na Índia, chamada clamp dye, que utiliza dobras e amarras nos tecidos, atribuindo um efeito visual sempre único. Os preços variam entre 20€ e 250€.

“No momento, não temos planos de abrir mais lojas, principalmente porque a nossa produção é muito lenta devido ao seu caráter artesanal. Aumentar a produção colocaria uma pressão excessiva nas fábricas”, adianta Cecília.

A nova loja está aberta de quarta a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 10 às 19 horas. No site da marca, estão disponíveis apenas algumas imagens dos modelos das diferentes coleções.

Carregue na galeria para conhecer algumas peças disponíveis nas lojas da Kozii no Algarve. 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT