Lojas e marcas

Le Laboratoire: a marca de produtos biológicos de canabidiol chegou a Lisboa

A loja nas Amoreiras promove o bem-estar individual através dos benefícios da substância derivada da canábis.
Está pronta para receber os mais curiosos.

O consumo de produtos feitos à base de canábis tem crescido em popularidade. O fenómeno sustentado pelos adeptos do ingrediente levanta várias questões, alguma resistência e muita curiosidade. A Le Laboratoire é uma das mais recentes marcas que procura esclarecer os mitos em torno do canabidiol — ou CBD — através da oferta de produtos biológicos. Abriram a primeira e única loja no dia 10 de janeiro, no primeiro piso do centro comercial Amoreiras, e as vendas estão a ser um sucesso.

Os novos espaços dedicados a produtos de canábis multiplicam-se em Lisboa, onde têm sido dados a conhecer os benefícios da planta. Porém, são sobretudo lojas de rua com um aspeto algo sombrio. “O nosso espaço é mais clean, quase como se fosse uma parafarmácia”, explica à NiT Nídia Piedade, a responsável da marca.

O comércio online tem sido a escolha para muitos negócios novos se posicionarem no mercado. Não foi, porém, esta a opção da Le Laboratoire para a venda dos seus produtos.

A motivação para abrirem o negócio nesta grande superfície comercial surgiu porque um dos sócios tem um espaço de restauração no mesmo edifício. “[Ele] teve a ideia de abrir uma loja destas, porque é francês, onde os produtos de CBD já se vendem até nos supermercados”, adianta. “Nós tínhamos a certeza de que poderia ser mais difícil aqui, mas que no futuro valeria a pena.”

Ao mesmo tempo, a localização escolhida, num contexto onde existem tantas outras lojas, acaba por legitimar o comércio do canabidiol, ainda associado a muitas ideias negativas. É “como se quebrasse um tabu acerca do produto”, principalmente pela localização num shopping que já foi associado à elite e onde o poder de compra é mais alto. Este foi outro motivo que levou a uma maior preocupação com a decoração, que estudaram cuidadosamente, para quebrarem o tabu.

A decoração é clean.

Por baixo do logótipo da loja, com o nome em francês, surge também um slogan na mesma língua: “toutes les fleurs sont jolies”, ou seja, “todas as flores são lindas” — mesmo as que mais nos intrigam. Sendo Nídia a única portuguesa entre três sócios franceses, a identidade da marca acabou por se desenvolver em torno desta nacionalidade. “E como existem vários franceses a morarem nas redondezas, achámos que poderiam ser potenciais clientes. E escolhemos este nome”, acrescenta.

As loja é frequentada por dois perfis completamente distintos. Algumas pessoas já estão familiarizadas com os produtos e vêm à procura daquilo que já consomem. Outras, acumulam-se em torno da montra com a curiosidade de quem desconhece o universo. “A nossa loja não é um sítio onde estamos à espera que os clientes entrem. Se vemos que há alguém a olhar para a montra com curiosidade, abordamos a pessoa e explicamos o que vendemos. São raras as pessoas que entram na loja e não levam nada para experimentar.”

Produção biológica

Na loja, podem encontrar as flores, ou seja, a canábis, e também vendem a planta em ashe. O catálogo vai das infusões, com chás para todas as situações, a produtos como rebuçados, gomas, bolachas, refrigerantes e os óleos — a categoria bestseller da marca.

O leque de produtos oferecidos é vasto.

Toda a produção é originária da Suíça, considerada uma das melhores culturas a nível europeu, com um selo 100 por cento biológico e orgânico. Por serem ervas de grande qualidade, não existe qualquer tipo de mistura. Por outro lado, os cosméticos são franceses e incluem óleos de massagens, leite corporal, creme de mãos e géis terapêuticos. Existem, inclusive, óleos para animais.

As vantagens do canabidiol

“A vantagem do CBD é que pode atuar em quase tudo, tanto a nível físico como psicológico”, explica Nídia. Não só atenua dores crónicas, como pode regular o humor e é adequado para quem sofre de condições como insónias, ansiedade ou depressão.

Muita confusão em torno da planta surge dos dois principais componentes da canábis, o CBD e o THC. Enquanto o segundo ingrediente tem efeitos psicoativos, os artigos vendidos pela Le Laboratoire apostam na alta concentração do canabidiol, com efeitos terapêuticos.

A aceitação tem sido positiva. De acordo com a responsável pela loja, as vendas têm subido todos os meses e os clientes começam a ter cada vez menos dúvidas sobre os produtos. Os fundadores começam a estudar a abertura de uma nova loja, também em Lisboa. A longo prazo, o plano passa também por expandir o negócio a outras zonas do País.

Além de poder visitar a Le Laboratoire no primeiro piso do Amoreiras Shopping Center, pode também passar pelo site onde irá encontrar mais informação sobre a marca.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos vendidos na loja do centro comercial  e os respetivos preços.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Duarte Pacheco
    1070-103 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 10h às 22h

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