Lojas e marcas

Neste site pode trocar a roupa de bebé que já não serve por tamanhos maiores

A 100etiqueta foi para o ar em setembro e está agora a recolher peças usadas para poder avançar.
A loja deverá ser lançada antes do Natal.

É na fase entre os zero e os 24 meses que a roupa de bebé fica inutilizada mais rapidamente sem ter uso verdadeiro, sem gastar ou estragar. A pensar nisso, três amigas, Daniela Catalão, Diana Santos e Janete Silva, todas de 29 anos, resolveram lançar uma plataforma que prolonga o tempo de vida das peças para promoverem a sustentabilidade.

As três amigas com percursos e experiências profissionais distintos tinham uma vontade comum: criar uma plataforma transparente e com impacto na comunidade através da qual pudessem oferecer serviços para criar uma sociedade “mais consciente”.

“A Daniela foi mãe há pouco mais de um ano e percebeu em primeira mão o que custava a nível financeiro e ambiental vestir o seu filho. As roupas deixam de servir muito rápido e fazem com que o consumo aumente em comparação com outras alturas da vida”, começa por explicar Diana à NiT. 

A ideia para lançar a 100etiqueta acabou por ser de Janete que, contam, sempre tentou fazer do seu dia a dia o mais sustentável possível e que “de há uns anos para cá dedicou a sua vida profissional a desenvolver projetos e negócios que façam sentido para si e para o mundo mais verde que gostaria de deixar às gerações futuras”.

Na plataforma, lançada oficialmente em setembro, serão disponibilizados kits de roupas para que os pais possam vestir os miúdos e devolver quando já não servirem, recebendo de volta um kit com o tamanho adequado. “É o verdadeiro significado de economia circular e de aproveitamento de roupa, num período da vida dos bebés em que a maioria das compras é feita por impulso”, acrescentam.

Neste momento, as fundadoras convidam todos os que tenham roupas de bebé ou de grávida em casa que já não usem a juntarem-se ao movimento e enviá-las para a equipa em troca de um vale de desconto que poderão vir a usar na 100etiqueta ou para oferecer a alguém. Para ajudar a reduzir a pegada ambiental, a recolha a médio prazo deverá passar por uma rede de parceiros. O objetivo é conseguirem abrir a loja ainda antes do Natal.

Daniela estudou Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto; Diana licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, em Coimbra; e Janete tirou o curso de Educação Social na Escola Superior de Educação, no Porto.

Juntas, estão dedicadas a este projeto de puericultura que quer aliar a sustentabilidade à parentalidade com soluções “práticas, acessíveis e circulares que libertem tempo e espaço para o mais importante”. Para doar as suas peças, só precisa de ir até ao site da 100etiqueta, escolher a opção “deixar roupa aqui”, para selecionar um espaço próximo de si, ou “encontrar um parceiro” para combinar a recolha.

Ainda não há data certa para o lançamento do projeto, mas as sócias vão continuar a receber roupa até lá. Para se manter a par das novidades, consulte a conta oficial de Instagram.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT