A história da Sanjo começou em São João da Madeira, a 1933, numa empresa dedicada à produção de chapéus. Na década de 60 começou a calçar o clube desportivo da cidade e desde então as sapatilhas começaram a aparecer nos pés de toda a gente. O mesmo irá acontecer agora, com os descontos imperdíveis em modelos intemporais e confortáveis, para usar durante as férias.
Um dos mais icónicos é o K100 de cano intermédio. Skater ou não, é também perfeito para utilizar no dia a dia ou para longas caminhadas pela cidade. Tal e qual acontece com o K200’s, produzidos há mais de 80 anos.
Outra opção para quem odeia ter trabalho a calçar-se são os Slip One. O par é parecido com um icónico modelo da Vans — o — que, sem atacadores, acaba por se tornar numa espécie de chinelo confortável que pode usar na rua.
Todos têm em comum a versatilidade e durabilidade, uma vez que o fabrico é totalmente português com matérias-primas, embora nem sempre tenha sido assim.
Com a queda da ditadura, em 1974, a marca não foi capaz de fazer face à concorrência e acabou por encerrar a atividade cerca de 20 anos depois. Em 2010, fez a sua primeira tentativa de retorno e mudou a produção de Portugal para a China. No entanto, esta estratégia fez com que a qualidade dos produtos baixasse e o relançamento caiu por terra.
Nos últimos cinco anos, a missão passou por limpar a imagem deixada pelo seu anterior dono. Devido ao legado tão vincado, a nova administração tentou trazer muitos elementos da Sanjo antiga, com um arquivo tão rico. Quando foram criados os modelos skater, em território nacional, a aceitação dos clientes foi muito positiva.
A primeira loja física abriu em novembro do ano passado, no coração do Bairro Alto, em Lisboa. Encontra os bestsellers da etiqueta num espaço em tons de azul com 40 metros quadrados. Entre as propostas em promoção até agosto, há tons pastéis, em verde e lilás, assim como vermelho — todos com um aspeto vintage, uma das tendências mais fortes do ano.
Carregue na galeria para descobrir uma seleção de modelos retro da Sanjo, com preços a partir dos 55€.