Lojas e marcas

13 lojas de decoração em Lisboa para quando lhe apetece “virar a casa do avesso”

O espaço onde vivemos deve ser um templo, mas precisa de estar equipado a rigor. O difícil é escolher a primeira paragem.
Ter a sua casa de sonho é possível.

Apesar de muitos portugueses não saberem, Lisboa é a segunda capital mais antiga da Europa, ficando apenas atrás de Atenas, na Grécia. Basta um passeio por vários bairros para perceber que o estilo dos edifícios — sejam casas, alojamentos ou hotéis — nos levam a viajar por épocas muito diferentes (e até longínquas).

A cidade funde o antigo e o contemporâneo, uma combinação percetível no exterior de muitos edifícios, mas também nos interiores que cada um esconde. Se muitos usam a decoração para modernizar cada divisão, outros tentam ao máximo manter e realçar as linhas mais clássicas com opções vintage.

Uma das paragens obrigatórias para quem não resiste a relíquias dos anos 50, 60 e 70 é a Mid Mod, com morada na Lapa desde 2017. A maioria dos artigos resulta de peças restauradas e ainda há ainda um atelier dedicado ao restauro dos candeeiros, todos trabalhados pelo dono.

No entanto, “há pessoas que gostam de móveis com sinais do tempo. Nesses, não se toca”, explica à NiT Henrique Salgado. Muitos deles vêm de fornecedores oriundos de Itália, Espanha, Dinamarca ou Suécia.

Na mesma zona, encontra o LX Lapa, que junta móveis, arte e plantas num palacete dos anos 20 do século passado. Filipa e Sérgio Cândido Pinheiro estavam à espera da aprovação para criarem um hotel de cinco estrelas, mas a pandemia obrigou-os a pensar numa alternativa para o espaço.

“Tínhamos o hobby de comprar peças do século XX, mas também um interesse e gosto por plantas e arte. Resolvemos transformar este ‘trio’ numa área de negócio”, explicaram à NiT, sobre o espaço que abriram em maio de 2021. Antes, já tinha servido como morada aos Jesuítas e à revista “Broteria”, a mais antiga de cultura e ciência no País.

Já a Hangar, nas Avenidas Novas, é sinónimo de linhas depuradas e modernas. Os clientes podem “sentar-se nos sofás, abrir as secretárias e mexer nos cadeirões”, explica César Travassos. Se gostar de uma cadeira, existe a possibilidade de personalizar: mudar a cor do assento, o tipo de madeira ou até o tecido.

Se for adepta de estilos decoração de outros países, têm as opções nórdicas, mas também do sudeste asiático. Marta Vieira e Bram Vingerling trouxeram para a Uma Cantik, em Campo de Ourique, as peças escolhidas a dedo pelos dois nas viagens que fizeram a destinos como Bali e Timor. São todas feitas à mão por artesãos locais.

Como uma casa também pode ser uma obra-prima, existe ainda a Banema. E o design do espaço não fica nada atrás. Fizeram justiça a uma antiga galeria de arte e, por trás das cortinas azuis, temos um mundo colorido que reúne o trabalho de marcas nacionais e internacionais. Difícil será não reparar no enorme móvel azul — é a estrela do spot.

Carregue nas imagens acima para conhecer as melhores lojas de decoração em Lisboa —, que vão ajudá-lo a tornar cada divisão digna de uma foto viral no Pinterest.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT