Quando Ana Penha e Costa se mudou para o Brasil, em 2012, a adaptação não foi fácil. Tinha 24 anos e fazia um mestrado em design de moda, mas todos os dias sentia que estava em perigo devido aos tiroteios que ouvia na zona de São Cristovão, no Rio de Janeiro. Nem podia ir surfar sozinha.
Ainda assim, conseguiu um estágio numa das marcas mais conhecidas do país, a Osklen. Depois desta experiência, em 2014 voltou para Portugal para criar o seu próprio projeto. “Não me identificava e tinha imensas saudades de casa”, contou à NiT. “E a maioria das minhas colegas já tinha a sua própria marca lá.”
Esse foi o ponto de partida para a criação da +351. A escolha do nome é fácil de explicar: o número representa não só o indicativo de Portugal, como faz com que Ana se recorde do grande número de vezes que o marcou quando estava longe de casa.
Volvidos sete anos desde a abertura da primeira loja, na Rua Poiais de São Bento, em 2016, a etiqueta tornou-se uma referência no mercado português. O sucesso das peças de roupa coloridas foi tão grande que, desde então, já está presente em várias concept stores e outros pontos da capital portuguesa.
O novo espaço da marca abriu na Rua Paiva de Andrada, junto ao Largo do Chiado, no início de setembro. Já tinham uma morada na mesma zona, mais precisamente na Rua da Anchieta, onde se instalaram há seis anos. Porém, encontraram um espaço “maior e melhor” para as suas propostas.
“Já tínhamos intenção de mudar há algum tempo, porque era uma loja pequena e um pouco sombria”, conta à NiT Sofia Coelho, gestora de comunicação. “Quando começámos a procurar, encontrámos um edifício que pertencia a uma agência imobiliária.”
Além de ter aproveitado o local amplo e luminoso, a equipa da marca aproveitou ainda o teto de tijolo arqueado, que acentuaram sem alterar a traça original. O objetivo era que não fosse um espaço demasiado cheio e que mantivesse “a abordagem relaxada e vibrante do projeto” e “que convida a entrar”.
Na nova morada, vai poder encontrar já as propostas da nova coleção, que incluem T-shirts, sweatshirts, hoodies, calças ou casacos. Todas as peças são feitas com algodão orgânico em fábricas situadas no norte do País.
Encontrar uma confeção foi, desde o início, um dos maiores desafios para a +351. Depois de muita procura, porque era “difícil encontrar alguém que produzisse em grandes quantidades”, encontrou o dono de uma unidade em Guimarães que tinha alguns materiais em stock. Só aí é que começaram a ser produzidas as primeiras peças.
Atualmente, além do Chiado, a marca tem presença na Rua da Boavista, no Cais do Sodré, e em espaços multimarca como o The Feeting Room, Be We, Caju Comporta, The Hut, Mau Feitio ou Magic Quiver. Fora do País, está presente na Vasquiat (Espanha), a Light Blue (Japão) e a Le’semer (nos EUA).
Além do retalho físico, pode conhecer as propostas da +351 no site oficial da etiqueta. Aproveite e carregue na galeria para ver algumas imagens do novo espaço, no Chiado.