Lojas e marcas

7 lojas em Lisboa onde irá encontrar o vestido de festa perfeito

De espaços centenários aos inaugurados nos últimos tempos, o roteiro inclui os melhores spots para descobrir um modelo memorável.
A 39A Concept Store é uma paragem obrigatória.

Os convites começaram a chegar ainda durante o ano passado. A melhor amiga de infância decidiu subir ao altar esta primavera, o filho da prima afastada tem batizado marcado e, pelo meio, a colega do escritório também fez questão de juntar o grupo do trabalho no seu casamento daqui a uns meses. Quando a agenda começa a ter os dias das cerimónias bem marcados, nem sempre há muito tempo livre para andar de loja em loja à procura do modelo perfeito. Por isso, ter um roteiro preparado com as melhores opções é uma boa ideia.

Por um lado, longe vão os tempos em que havia uma parte do armário intocável, onde estavam guardados os vestidos e fatos de festa usados há mais de 10 anos. Em altura de limpezas, as lamentações eram sempre as mesmas: “Gastei um balúrdio naquele vestido e nunca mais o usei”, dizem as mais emotivas. Por isso, há uma alternativa que tem mudado a forma como encaramos a roupa que usamos nestes momentos: o aluguer de looks de cerimónia.

Se for adepta destes negócios, o atelier português Dress on the Go, com showroom na Avenida da Liberdade, aluga vestidos deslumbrantes de marcas de luxo. Por trás do projeto está Sandra Pereira Neto, de 28 anos, que quis oferecer uma forma de experimentar looks vibrantes para ocasiões especiais por uma pequena fração do preço de retalho. A ideia surgiu quando regressou a Portugal, em 2020, depois de passar seis anos a viver em Paris, França, e percebeu que o guarda-roupa estava prestes a rebentar.

“Acredito firmemente que as peças de roupa devem ser compradas e não consumidas”, explicou à NiT. Neste espaço, as peças para aluguer foram compradas pela lusodescendente não só na capital francesa, após estagiar na Semana da Moda de Paris, mas um pouco por todo o mundo. Encontrou os modelos nas viagens que fez ao longo dos anos a destinos como Portugal, Austrália, Turquia, Suécia e Estados Unidos. Além da peça-chave, os vestidos, também tem por lá sapatos para combinar com o look.

Se preferir ficar com as peças para si, a capital também está cheia de opções. Muitas delas, como a Blanco, são lojas sobretudo dedicadas aos vestidos de casamento — mas a oferta vai muito além dos modelos brancos. Sofia Mendes começou por trabalhar na marca dedicada a noivas Peter Ziegler, em 2013, e escolheu como projeto final criar a sua própria loja no segmento.

Em 2019, materializou a ideia virtual e acrescentou uma coleção que torna realidade o sonho de todas as convidadas, com uma coleção de cerimónia. Há peças mais clássicas e outras mais ousadas, que variam entre os tons suaves pastel aos pigmentos mais garridos. Além de vender vestidos de marcas internacionais como a Enzoani e a Tarikediz, Sofia faz propostas por medida.

À NiT explicou ainda: “Tenho vários fornecedores de bouquets, maquilhadores e cabeleireiros que sugiro às clientes. Além disso, elas têm o WhatsApp da loja. Eu mando mensagens do género ‘Olá, Catarina. Não se esqueça que amanhã há reunião com o padre'”. E não faltam acessórios para completar o visual, claro: “Temos brincos, véus, ligas e sapatos, por exemplo.”

Quanto aos negócios mais antigos, dificilmente encontrará um lisboeta que não conheça ou que nunca tenha ouvido falar na Loja das Meias — especialmente se for amante de moda. O espaço comercial centenário dedicado à venda de peças de luxo é um dos mais emblemáticos da cidade. Abriu no Rossio, mas já se espalhou por vários pontos da cidade, como a Avenida da Liberdade, as Amoreiras e Cascais, todas elas com nomes de peso: Dior, Marc Jacobs Dolce & Gabbana, Karl Lagerfeld ou Moschino são exemplos.

Se tem a agenda cheia para os próximos meses, não desespere. Carregue na galeria para ver a seleção de lojas que são uma paragem obrigatória para quem tem a agenda cheia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT