Lojas e marcas

8000Kicks: a avó de 79 anos e o neto acabam de lançar uma mochila de cânhamo impermeável

Após o anúncio do produto na plataforma de crowdfunding Kickstarter, a dupla atingiu o objetivo no espaço de uma hora.
A 8000Kicks começou com Bernardo e Otília.

As melhores ideias no mercado têm, frequentemente, uma equipa onde reina o companheirismo por trás. Por vezes, o sucesso pode até depender de numa dupla imbatível. Foi o que aconteceu quando, em 2020, Bernardo Carreira se juntou à avó Otília, na altura com 77 anos, para lançarem uma marca de calçado vegan feito com cânhamo, a 8000Kicks. Dois anos mais tarde, apresentam o seu novo produto: a primeira mochila impermeável feita com a mesma fibra industrial derivada da canábis.

Quando Bernardo Carreira, de 27 anos, regressou de Londres, no Reino Unido, em 2018, viu na matriarca a aliada perfeita para cumprir com o seu objetivo. Queria desenvolver um negócio próprio na sua terra natal, em Minde, no distrito de Santarém. Para isso, os 50 anos de experiência de Maria Otília na confeção têxtil mostraram-se frutíferos para dar vida sua ideia.

“A minha avó já tem 79 anos e não tem as mãos [para criar os artigos]”, explica Bernardo à NiT. “É a chefe. A avó Otília é quem manda nos produtos todos. À mesa durante almoço, estamos sempre a discutir os produtos novos.”

Aos 79 anos, Maria Otília continua na chefia da marca.

A conceção, o design e o controlo da qualidade são feitos em Portugal e a produção é feita em fábricas em vários países. Tornou-se algo inevitável, dado que o projeto atingiu um nível estratosférico e já conta com quase 50 mil seguidores no Instagram. Os artigos são produzidos em Felgueiras, no norte do País, na Roménia e na China.

O acessório para todas as ocasiões

É nestes espaços que serão produzidas as mochilas que acabam de acrescentam ao catálogo da marca. A novidade mantém o posicionamento ecofriendly, recorre à mesma matéria-prima e reflete igualmente a preocupação com a durabilidade. “São as mesmas linhas simplistas, a mesma impermeabilidade e um tecido parecido”, conta. “[A mochila] é um artigo ligeiramente diferente que complementa os sapatos. Toda a gente quer uma mala a condizer com o calçado.”

Quando falamos de uma mochila, o tamanho é um dos fatores mais importantes. O design é tão determinante na compra, quanto a função. A escolha, por regra, depende do propósito a que se destina: se é um acessório para a escola, para o trabalho ou para ir passar um fim de semana fora. O modelo da 8000Kicks prima pela versatilidade — o objetivo é que possa ser levado para qualquer lado, tal como acontece com os sapatos.

“[É] uma mochila de 18 litros para a semana, expansível até 30 litros, que é exatamente o limiar de uma bagagem pessoal aceite num avião da Ryanair. Foi tudo medido ao pormenor”, diz. Pode ser usada para transportar um computador, a roupa para o ginásio ou as refeições que precisa nos dias mais acelerados.

À semelhança do que acontece nos sapatos, as vantagens da utilização da fibra do cânhamo como matéria-prima formam uma longa lista. Além de precisarem de cinco vezes menos água do que o algodão, purifica os solos e o seu cultivo não exige o uso de pesticidas ou inseticidas. Além disso, torna-se sustentável devido ao seu impacto carbónico negativo, já que absorve bastante CO2 da atmosfera.

Bernardo sublinha também “a durabilidade do tecido que foi usado pelos descobridores portugueses, pelo Henry Ford para construir carros e por George Washington durante a guerra da Independência”.

A sustentabilidade e a durabilidade são duas das prioridades da marca.

Se existissem dúvidas face ao interesse dos clientes, rapidamente se dissiparam. Na plataforma Kickstarter, um site de financiamento coletivo, só precisaram de uma hora para reunirem os 10 mil euros que definiram como objetivo. Em menos de uma semana, o valor acumulado já vai em 100 mil.

Na Kickstarter já pode reservar as mochilas em regime de pré-venda com 45 por cento de desconto. Estarão disponíveis no site da 8000Kicks em outubro, mas por enquanto só podem ser compradas através da plataforma de financiamento. E só mais tarde serão produzidas e entregues. O modelo estará disponível em três versões diferentes: bege e verde; bege e vermelho, e preto.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos sapatos de cânhamo vendidos pela marca, todos disponíveis por 128€ em várias cores.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT