Mudam-se os tempos, mas a paixão dos benfiquistas pelo clube permanece intacta. No final dos anos 80, muitos adeptos deixavam crescer o bigode em honra de Chalana (comparado a Astérix) para comemorar os triunfos no campeonato. Décadas depois, passaram a inspirar-se na cabeleira do argentino Pablo Aimar ou a fazer um risco ao meio como o de Nuno Gomes.
Agora, há um espaço onde estes estilos são os verdadeiros protagonistas. A primeira Barbearia à Benfica abriu a 20 de novembro e é uma “montra viva do historial capilar” do clube da Luz. Situada no Jardim da Liberdade, em Santarém, inclui cerca de 30 metros quadrados de referências aos visuais que já passaram pelos relvados.
Trata-se de um “conceito único no mundo”, que se enquadra no projeto Casa do Benfica 2.0, um conceito que surgiu em 2019, na cidade ribatejana. Neste mini centro comercial com serviços de restauração ou de compras, a sede do clube decidiu unir dois mercados em amplo crescimento: o desporto e a estética.
“A barbearia é um daqueles locais clássicos onde os adeptos discutem todos os lances do futebol. Então, fazia sentido criarmos esta experiência personalizada. Aqui há encontros de um para um entre pessoas que vivem o clube à sua maneira”, explica à NiT o diretor-geral do negócio, Diogo Almeida Alves.
O responsável, de 35 anos, já viveu em países como Angola, França ou Malásia, tendo trabalhado em áreas tão distintas como a cosmética e a tecnologia para o desporto. Agora reúne essas valências neste negócio: “Quando pensamos numa camisola ou num cachecol, usa-se num jogo. Um champô ou um corte faz parte do nosso dia a dia”, acrescenta.
Das lendas aos gloriosos
Relativamente aos serviços, todos são apresentados em linha com “a mística do Benfica”. Na revista “A Arte da Barbearia à Benfica”, pode encontrar os cortes, as barbas e os bigodes de nomes tão conhecidos como Eusébio, Fernando Pimenta ou Carlos Manuel, entre muitos outros.
O livro divide-se entre as categorias de “Campeão” (com os jogadores atuais), “Lenda” (os jogadores desaparecidos), “Glorioso” (os nomes mais icónicos) e “Olímpico”, onde estão representados atletas de modalidades como natação, triatlo, canoagem ou judo.
Até ao momento, os cortes de Dí Maria, Otamendi e Nuno Gomes têm sido os mais pedidos. Da equipa da presente temporada 2023/24, a cabeça rapada de João Mário também tem feito sucesso. Porém, os clientes pedem um pouco de tudo, dos cortes clássicos com degradé, às sobrancelhas.
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Além de serem “pioneiros em tudo o que toca a serviços de barba com ozonoterapia”, que tem benefícios para a hidratação da pele, oferecem outras possibilidades distintivas. É o caso da “experiência à Benfica”, onde podem atender várias pessoas para casamentos, aniversários e outras datas importantes.
No salão, têm ainda várias linhas de produtos ligados à história do clube. Além de tratar da sua aparência, pode comprar uma gama de produtos Redken para as várias fases da barba — champô, aftershave e óleo — com a razão do clube ser chamado de glorioso. Há ainda o coffret Vitória, em homenagem à famosa águia, com ilustrações de símbolos icónicos para os miúdos.
“Queremos trabalhar com vários públicos e não apenas com homens. Podemos receber miúdos, mulheres e até ter serviços exclusivos para elas. Há cada vez mais mulheres a irem ao futebol”, frisa.
As ofertas mais específicas foram pensadas para surpreender os adeptos mais fervorosos que conhece. Durante esta época de Natal, por exemplo, disponibilizam packs premium como o conjunto “Sem Rival”, que se distingue dos restantes presentes que colocamos por baixo da árvore ou que oferecemos num aniversário.
Quanto ao espaço, a lógica foi “criar um espaço acolhedor”, com as almofadas vermelhas a contrastarem com os móveis brancos, cheios de produtos. O objetivo era recriar a sensação de conforto que os fanáticos sentem no estádio. E pode ser complementada com momentos de degustação, por exemplo.
O negócio da Barbearia à Benfica já “vive sozinho”, mas o objetivo é expandir o conceito recorrendo ao franchising. Em breve poderá chegar a muitos outras localidades nacionais e, eventualmente, a destinos com fortes comunidades portuguesas, como o Luxemburgo. Para já, está prevista uma segunda abertura no Estádio da Luz, em Lisboa, durante o próximo ano.
Pode descobrir mais pormenores sobre o conceito e agendar marcações através do site oficial ou da página de Instagram.
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