Lojas e marcas

A camisa unissexo que não precisa passar a ferro (sim, existe — e está quase esgotada)

A peça faz parte da mais recente coleção da marca portuguesa BYMS. Foi lançada há duas semanas e já está quase a esgotar.
A sua vida nunca mais será a mesma.

Passar a ferro não só é uma das tarefas domésticas que mais tempo consome, como se torna entediante pela sua repetitividade. Porém, muitos tecidos e peças de roupa requerem esta exposição meticulosa ao calor após a lavagem. Com o objetivo de desafiar esta ideia, um jovem de 21 anos, Miguel Soares, acabou de apresentar ao mundo uma camisa que quer eliminar esta necessidade.

Após sofrer várias lesões, o criador da peça deixou o seu percurso enquanto jogador de futebol profissional de lado. Fundou a Byms em abril de 2021 e o sucesso foi imediato. Só mais tarde, porém, é que viria a lançar a peça-estrela do seu catálogo.

A primeira coleção da marca esgotou de imediato. Um cliente belga comprou cerca de 60 por cento da roupa e as vendas online encarregaram-se do resto. O terceiro e mais recente lançamento, “está a ser o melhor até agora” e muitas peças estão a esgotar.

Ao longo das três coleções, existe uma continuidade do ADN da marca, mas todas têm conceitos diferentes. A primeira estava ligada ao mar, enquanto as propostas de outono-inverno assumiram um registo mais quente. Por fim, “lançámos uma gama nova, que se chama Byms Club, ligada ao desporto, nomeadamente ao ténis. O conceito geral da marca é um estilo desportivo e jovem”, conta Miguel Soares à NiT.

A linha foi lançada a 13 de abril e inclui a criação estrela da etiqueta: a camisa de manga curta que apenas precisa de ser lavada entre utilizações.

O modelo mágico

O desempenho desta peça de roupa depende exclusivamente do tecido utilizado, designado de gaze dupla face. “Conhecia [o tecido], mas não é utilizado em Portugal. É mais usado em países como a Alemanha e a Bélgica, onde as pessoas têm uma vida mais ocupada e pouco tempo para as tarefas domésticas”, diz. Basta colocar a peça na máquina a lavar, pô-la a secar e, no final, ficará como se tivesse sido passada a ferro.

“Uma vez que é um tecido muito fresco, fazia todo o sentido trazê-lo para esta coleção de verão. É tão leve que uma camisa chega a pesar 70 gramas. Quando se veste, é como se a pessoa sentisse que está em tronco nu, mas como uma peça de roupa. O toque do tecido é como se tocássemos numa nuvem”, descreve. 

A camisa.

O modelo está a fazer tanto furor na Internet que, uma semana após o lançamento, restam poucos tamanhos. Está disponível em três cores — branco, vermelho e azul claro, — e recupera o look casual e elegante dos modelos mais clássicos. Custa 40€ e destaca-se por ser unissexo, estando disponível para homens ou mulheres.

Para chegar à criação que desenhou, Miguel contava com alguns conhecimentos na área. A mãe estava ligada ao mundo têxtil, então este know-how é algo que o fundador da Byms foi aprofundado ao longo do tempo: “foi uma questão de pesquisar fornecedores e tornar esta camisa possível”.

Graças à estratégia de expansão digital da marca, nos últimos dois meses, passou a contar com mais de 1 milhão de visualizações no TikTok. O motivo do sucesso está, sobretudo, na transparência: “o que eu faço no TikTok desde o início é partilhar a minha jornada como empreendedor e, ao mesmo tempo, mostro o que se está a passar em relação aos envios”, explica Miguel.  Os seguidores podem acompanhar as entregas e visitar a fábrica para ficarem a conhecer todo o processo.

A adequada a ambos os sexos.

A fábrica fica situada no norte do País, com todo o trabalho a ser desenvolvido na zona de Guimarães e arredores. No caso da matéria-prima, por exemplo, é comprada em Barcelos ou Guimarães. Ao mesmo todo, todos os envolvidos, desde modelos a fotógrafos, são pessoas que se estão a iniciar no seu meio e que podem ajudar a alcançar a estética que o fundador da marca pretende.

“As coisas são feitas com qualidade e estou a tentar trazer o padrão de marcas que são difíceis obter, porque o custo de vida em Portugal é muito alto. Quero trazer levar essa qualidade a um patamar que permita que mais pessoas em Portugal lhe consigam aceder”, conclui. 

A nova coleção da Byms já está disponível no site da marca. Carregue na galeria para ficar a conhecer mais algumas peças e os respectivos preços.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT