Lojas e marcas

A coleção mais viral do ano em Portugal foi criada por 2 pares de irmãs

As carteiras da Seasons esgotam em tempo recorde e as peças da Martï são uma loucura lá fora. Agora, decidiram unir forças.
Carlota Mogadouro com um dos casacos.

Menos de 24 horas após o lançamento das carteiras de outono da Seasons, já se fazia ouvir um clamor nas redes sociais da marca. As clientes ansiavam pela reposição do stock das icónicas carteiras da marca portuguesa, que ganharam uma versão maxi no final de outubro e, como é habitual, esgotaram rapidamente.

Este cenário não é novidade para as irmãs Joana e Inês Colaço. Seja em espaços físicos — estão presentes na Lovely Concept Store, um mundo cor de rosa em Lisboa —, em eventos esporádicos ou online, os lançamentos virais são sinónimo de filas à porta e artigos esgotados.

Quem também tem conquistado multidões são as irmãs por trás da Martï, Marta e Rita Maia, que “já é uma das grandes referências de que todos falam em Espanha”, segundo a versão espanhola da revista “Elle”. O motivo? Foram “pioneiras em lançar as calças de leopardo que todos queríamos e, além disso, souberam melhorá-las.”

A prova deste sucesso é que a dupla só precisa de anunciar uma nova versão do modelo, que já teve várias edições limitadas, e esgotam pouco depois. A procura tem sido tanta procura ter sido tanta que já vendem para a Austrália, EUA e para outros países europeus.

Apesar de se posicionarem de forma distinta no mercado, ambas as marcas tornaram-se essenciais no guarda-roupa de muitas fashionistas em Portugal. Diante desse reconhecimento mútuo e da relevância que conquistaram, decidiram unir-se e responder à pergunta: o que acontece quando dois dos negócios mais virais do mercado nacional unem esforços?

A resposta está na coleção “Own It”, lançada este domingo, 10 de novembro, uma co-criação da Martï e da Seasons. É composta por várias propostas que transmitem “uma vibe sem esforço” e “aquele toque ousado do cool girl associado às clientes das duas etiquetas.

“A parceria começou de forma muito natural e pessoal. Já usávamos e adorávamos as carteiras da Seasons e sabíamos que a Joana e a Inês também eram fãs das nossas peças”, começam por explicar à NiT as irmãs Marta e Rita. “A partir dessa admiração mútua, no final do verão, surgiu a ideia de criarmos algo juntas.”

Inspiradas pelas tendências do momento, decidiram utilizar o material da icónica Cow Bag, um modelo estampado que se tornou um best seller, como ponto de partida. Desse impulso, resultaram quatro peças, três casacos e um par de jeans, como homenagem ao modelo que ficou célebre.

Os acessórios fazem match.

“Além disso, queríamos incluir algumas propostas em suede, um material que está super trendy este ano, proporcionando um toque sofisticado e confortável para o inverno”, acrescentam. Ao encontrarem a matéria-prima ideal, também criaram um casaco bordô que “combina na perfeição com as maxi bags da Seasons”.

“Queríamos um material que funcionasse tanto para carteiras, como para roupa, e que estivesse alinhado com o mood das duas marcas”, revelam Maria e Rita. O resultado é uma mistura de tendências da estação, destacando-se tons como castanho e o denim sobre denim.

Uma das propostas em destaque é o Cow Jacket, o irmão da Cow Bag, disponível por 149€ no site da Martï. Este modelo bomber, desenhado e produzido em Portugal, possui gola de aba e mangas ligeiramente balonadas.

“Percebemos rapidamente que esta parceria fazia todo o sentido. Ambas as marcas foram fundadas por irmãs empreendedoras que, em apenas um ano, já conquistaram um espaço significativo no mercado“, afirmam.

Sobre a possibilidade de novas colaborações, explicam: “Este projeto representa muito mais do que uma simples coleção. É fruto de uma partilha de valores, criatividade e do desejo de inspirar outras mulheres. Estamos muito felizes com esta colaboração e com o feedback que temos recebido”.

Quatro irmãs, duas histórias

Apesar das semelhanças, as fundadoras têm trajetórias bastante distintas. Marta e Rita cresceram no Porto, enquanto Joana e Inês são de Lisboa. Essas vivências diversas tornaram a colaboração ainda mais especial, mas não é só a geografia que distingue as suas histórias.

Marta, de 36 anos, e Rita, de 27, perceberam cedo que tinham gostos muito alinhados e frequentemente usavam peças do guarda-roupa uma da outra. Depois de algumas experiências no mundo empresarial — ambas possuem formação em gestão e economia — decidiram aventurar-se no design, mesmo sem experiências anteriores no mundo da moda.

“Era uma ideia que estava a ser trabalhada há muitos anos, porque não queríamos um projeto sem identidade. Tinha um posicionamento bem definido porque não foi criada de um momento para o outro.”

Inicialmente, Marta e Rita lançaram as primeiras peças através de fornecedores. Trabalhavam com um atelier de costura no qual alteravam os botões ou mudavam uma gola, até terem a peça que idealizavam. Aos poucos, começaram a fazer produção própria, com todas as coleções desenhadas por ambas.

Apesar da popularidade, continua a ser uma “marca que transmite carinho”, apontam. “É uma extensão das duas porque foi feita à nossa imagem. Tiramos e aparecemos em todas as fotografias, porque queríamos que ficasse muito claro que é uma marca de irmãs para que para que todos se identifiquem connosco.”

No caso da Seasons, o percurso foi menos linear. Antes de desenharem carteiras, as irmãs lançaram outro projeto. Como passavam férias no Brasil — onde a mãe viveu por oito anos — usavam frequentemente pareós e, um dia, decidiram trazer alguns para Portugal, para partilhar com as amigas.

Embora também não tenham formação em moda, sentiram que “precisavam de algo para apresentar ao mundo”, explicam. Assim, em paralelo com o trabalho na hotelaria, começaram a investir na criação da própria marca. 

Como se tratava de uma oferta sazonal, perceberam que iriam precisar de alargar o leque de propostas. Tal como o nome indica, “todas as estações (seasons) há uma nova tendência”, mas encontraram nas carteiras a resposta a uma necessidade que dura o ano inteiro.

A partir deste brainstorming, nasceram os primeiros modelos, “a pensar num público aberto às tendências que vão surgindo, disposto a conhecer marcas pouco conhecidas ou novos produtos”, conclui. E não podiam ter sido melhor recebidos, como mostram os números.

Os lançamentos anteriores de ambas as marcas são um testemunho do seu sucesso, e a união parece inevitável. Ambas as duplas estão confiantes, já que dedicaram vários meses à criação de uma colaboração que é considerada o lançamento mais viral do ano no nosso País.

Todos os modelos da coleção Own it estão disponíveis no site Martï, com preços que variam entre os 69€ e 149€.

Carregue na galeria para conhecer as propostas.

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