Conheceram-se numa aula de kickboxing, em 2016, e já partilhavam a paixão pelo empreendedorismo. Sílvia Gomes e Joana Santos, de 37 e 35 anos, dedicavam-se à comunicação de quase todo o tipo de marcas no mercado. Porém, só quando se tornaram mães — tiveram os respetivos filhos três anos após se conhecerem — é que descobriram um novo segmento.
“Por necessidade, percebemos que não existiam águas de colónia interessantes”, afirmam as empreendedoras, destacando que as opções disponíveis eram limitadas ao típico cheiro a bebé, que desaparece rapidamente. “Queríamos algo diferente.”
Em setembro, a dupla lançou a Punchies, começando com águas de colónia personalizáveis, que apresentam aromas distintos. Em pouco tempo, expandiram-se para a cosmética infantil, introduzindo batons hidratantes, mini pulverizadores e sets com amostras dos bestsellers.
Após o sucesso inicial, a marca “que quer dar superpoderes” aos mais novos, encontrou uma casa em Campo de Ourique, perto do Jardim da Parada. Mas não foi sozinha. A primeira loja Punchies x Buddies abriu a 1 de outubro e conta com a colaboração de várias marcas convidadas.
“Apesar da aposta no online, já estamos presentes em cerca de uma dezena de espaços de outras marcas e notámos logo o potencial”, explica Sílvia. “Queríamos expandir o negócio com uma loja num bairro onde está o nosso público-alvo, predominantemente famílias.”
Além dos cosméticos da Punchies, destacam-se novidades como as jardineiras adoráveis da Benny, as peças para recém-nascidos da Lavandiska, livros infantis das editoras D’encher o Coração e Cucoo Kids, brinquedos e acessórios da Pingi ao Cubo, bem como organizadores para automóveis da Vroom.
“Ao longo do ano, conhecemos muitas marcas infantis das quais somos fãs. Fazia sentido apresentarmos propostas com um posicionamento semelhante, mas distintas das que encontramos noutras lojas”, acrescenta a cofundadora, mostrando-se aberta a novas parcerias.
No entanto, o principal foco da marca continua a ser as fragrâncias que refletem diferentes personalidades. Os três aromas – boldy, dreamy e peppy – são destinados a miúdos mais ousados, sonhadores ou enérgicos, respetivamente.
Cada perfume “transporta mensagens de empoderamento” baseadas em características positivas. Por exemplo, a primeira fragrância, frutada, convida os mais novos a serem diferentes, enquanto a amadeirada instiga a imaginação. A última, com notas florais, estimula a energia.
A durabilidade é, no entanto, uma prioridade: “tem que resistir às aventuras diárias” dos mais irrequietos. “Ponho no meu filho de manhã e ainda a consigo sentir quando o vou buscar ao colégio, no final do dia. Precisava de se manter nas roupas, cabelo e pele”, partilha Sílvia.
Os frascos são totalmente personalizáveis, com autocolantes incluídos na embalagem. “Não queríamos super-heróis ou princesas”, então há estrelas e planetas para os sonhadores, “amigos verdes e amarelos” para os criativos e raios e explosões para os que não conseguem estar parados.
Todas as águas de colónia são produzidas num laboratório português, em Coruche, com ingredientes vegan e não são testadas em animais. Recomenda-se que sejam aplicadas apenas na roupa até aos três anos, sendo que a partir daí “o céu é o limite”. Qualquer pessoa as pode utilizar.
“Algo que nos surpreendeu é que temos imensos adultos a comprar. Há muitas mães que aderem porque gostam de sentir o cheiro dos filhos e também vêm homens à procura de um frasco”, sublinha.
O contacto direto com o público levou Sílvia e Joana a desenvolverem os Discovery Sets, que incluem amostras de cada fragrância. “Muita gente opta por comprar primeiro para descobrir com qual se identifica mais.”
A fachada da loja, num chamativo tom de fúcsia, reflete a identidade colorida da marca. “Tentámos manter esse aspeto vibrante, mas respeitando a essência das outras marcas”, refere Sílvia, que escolheu manter a madeira clara no interior do espaço. A loja começou a atrair curiosos mesmo antes de as portas estarem abertas, pela cor que despertava a atenção.
“Gostaríamos que tudo corresse bem o suficiente para expandir o conceito. Sonhamos em chegar a cidades como o Porto”, adianta a empreendedora sobre o futuro da marca.
Todas as propostas da Punchies estão disponíveis no site e custam 35€, mas também as pode encontrar em várias lojas espalhadas pelo País. É o caso da Tantos Livros, Livreiros, na Avenida Marquês de Tomar, em Lisboa.
Carregue na galeria para conhecer as três fragrâncias disponíveis no novo espaço em Campo de Ourique.