Lojas e marcas

A estilista do casamento dos “Explorerssaurus” abriu uma nova loja para noivas

Andreia Lobato inaugurou o espaço no dia 12 de novembro, em Torres Vedras. Tem um atendimento premium e vestidos únicos.

Os vestidos de noiva de Andreia Lobato não só são conhecidos entre os portugueses. Estas peças já percorreram o mundo. Das campanhas fotografadas em cenários pitorescos às criações que desenvolve para celebridades e influencers, a designer apaixonada pela alta costura não consegue estar parada. Este sábado, 12 novembro, vai abrir um novo espaço no número 11 da Praceta Calouste Gulbenkian, em Torres Vedras.

A estilista instalou-se num poiso com quase 600 metros quadrados, resultado da necessidade de dar resposta ao aumento da procura. “Estamos numa altura em que nunca houve tantos casamentos por ano. As pessoas estiveram muito tempo presas, por influência da pandemia, e estão desejosas de festas”, conta à NiT.

Outra motivação para abrir a Galerias Andreia Lobato – Haute Couture é a personalização do serviço. À semelhança de cada vez mais negócios, a estilista não quer que o seu ponto de venda seja apenas uma loja de vestidos, mas sim uma experiência completa. A criadora explica que “mesmo que a pessoa não compre, vai aproveitar todos os momentos desde que entra e sair com vontade de recomendar o atendimento”.

O serviço premium começa no momento da chegada, com alguém a estacionar os carros. Lá dentro, destacam-se as linhas minimalistas e uma fachada de vidro para deixar entrar a luz que complementa o chão em carvalho com riscas pretas. O resto da decoração em branco é essencial para perceber como é que a peça vai ficar no dia do casamento e de que forma é que o tecido vai brilhar.

Dentro do atelier, na receção, podem servir-lhe um chá, um café ou uma água enquanto espera. Depois, os clientes são encaminhados para os gabinetes de atendimento e, de seguida, conhecem a sala de provas. Cada cliente tem a sua própria sala, com cerca de 20 metros quadrados, e isolamento de loja com som ambiente.

Sobre a localização, fez todo o sentido manter-se em Torres Vedras, onde Andreia vive e abriu a primeira loja de porta aberta, há sete anos. “Era mais económico do que ir para Lisboa, além de que estaríamos perto de marcas concorrentes. Seria só mais uma. Tendo em conta um estudo que fizemos, percebemos que os clientes, sejam do norte ou do sul, vêm para onde estivermos”.

As coleções e os vestidos exclusivos

Quem visitar o espaço, vai cruzar-se com o acervo reconhecível de Andreia, que alia o conforto e o design em todas as peças. Algo que ainda não é muito comum neste segmento. “Muitas vezes, os vestidos são bonitos, mas desconfortáveis. Tentamos fugir ao comum das noivas tradicionais”, esclarece.

Na oferta da marca, destaca-se a linha virada para o estilo boho. Os próprios materiais, para terem um produto distinto, são oferecidos por fornecedores que não costumam fazer envios para Portugal. Com matérias-primas de qualidade, todas as peças são feitas internamente.

Além da coleção, que apresentam uma vez por ano, a marca tem um serviço de consultoria de imagem para criar vestidos exclusivos para a cliente. E, mesmo que compre um modelo da coleção, todas as peças são feitas à medida: “Não temos stocks, então cada design é produzido na altura em que a noiva nos visita, ajustado às suas necessidades”. O que demora mais, nesta fase, não é a confeção do vestido, mas a linha de entrada demorada, o que se traduz entre 10 a 12 meses para ter uma criação pronta.

Antes das rendas e do tule branco

Quando se formou em design de moda, em 2004, Andreia já sabia que a sua especialização seria em alta costura. Após vários estágios, começou a concorrer a concursos em que os prémios ofereciam suporte financeiro para avançar com a sua própria marca. Ainda esteve numa empresa de fardamento, em Lisboa, mas decidiu começar a desenvolver a etiqueta em simultâneo.

“Tinha um atelier em casa e comecei a fazer trabalhos para amigos e outras pessoas que me encontravam”, diz. “Entretanto, como era professora numa escola profissional de moda, tive contacto com a equipa de ‘Morangos com Açúcar’, onde conheci figuras públicas como a Rita Pereira. Entrei no mundo das celebridades e fazia tudo o que me pediam, desde roupa de festa a desenhos para galas”.

Ao final de oito anos, decidiu lançar a sua empresa, AL. Nesta altura, direcionou-se para a área do bridalwear, mas também fazia peças para acompanhantes. Ao lançar a primeira coleção de noiva, decidiu fazer uma produção internacional. Contactou Sofia Arruda, que a acompanhou para Londres para fotografar a campanha, e a marca ganhou uma nova dimensão.

A relação com os Explorrersaurus

Raquel Janeiro, de 26 anos, e Miguel Mimoso, de 32, tornaram-se no casal português mais famoso do Instagram. Na sua conta de viagens, “Explorerssaurus”, têm mais de um milhão de seguidores e, após seis anos de namoro, partilharam com o resto do mundo que se iriam casar.

A cerimónia aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, no Solar da Levada, em Braga. Andreia fez os três fatos usados pelo noivo, assim como o vestido de dança de Raquel e o primeiro vestido do segundo dia.

“Conheci-os há três anos, quando entrei em contacto para uma coleção internacional que ia apresentar em Nova Iorque. No mercado português, eram o casal de influencers com mais seguidores e, para nós, era importante existir uma química em termos de imagem e vídeo”.

Apesar de terem aceitado o convite, a iniciativa não se concretizou por causa da pandemia. “O Covid dá-se em março e, normalmente, produzimos em junho para lançar a coleção em julho”, explica. Em alternativa, gravaram a campanha durante onze dias, um pouco por todo o País.

“Além da relação profissional, existiu uma relação pessoal, o que fez com que, logo na altura, falássemos sobre eu fazer os fatos deles quando casassem. Antes do Miguel pedir a Raquel em casamento, já me tinha pedido para criar os looks”.

Ao longo dos anos, Andreia tem feito várias colaborações. Em junho do ano passado, por exemplo, ainda antes do casamento, os “Explorerssaurus” partilharam várias imagens em que apareciam vestidos de noivos, num cenário de sonho na Capadócia, na Turquia, rodeados de balões de ar quente. Os looks foram integralmente preparados por Andreia.

Carregue na galeria para ver imagens da última coleção de vestidos de noiva da estilista.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praceta Calouste Gulbenkian, 11
    2560-272 Torres Vedras
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado das 9h às 13h e das 15h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT