Vai ser durante a Semana da Moda de Nova Iorque de 2021 que Iris Apfel vai celebrar o seu 100.º aniversário, mas foi a propósito dessa data tão marcante que a H&M convidou esta que é uma das maiores it girls do mundo para desenhar uma coleção que estará disponível nas lojas físicas e online no início de 2022.
Iris Apfel é uma mulher de negócios, um ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, famosa pelas suas escolhas arrojadas e criativas. Para a H&M, explicam os responsáveis, a escolha recaiu sobre a capacidade que tem de inspirar toda a gente a celebrar o excêntrico. Os seus looks coloridos e acessórios ousados têm sido motivo de fascínio ao longo de várias décadas.
Aos 99 anos, é um ícone da moda ou, como a própria costuma dizer, uma “estrela geriátrica”. Até 2005, apenas a elite norte-americana reconhecia o nome da nova-iorquina de origens judaicas. Desde esse ano, as suas excentricidades tornaram-na numa celebridade no mundo da moda.
Em 2019, aos 97, assinou pela mesma agência onde brilham nomes como Gigi Hadid, Gisele Bundchen ou Karlie Kloss. Capa de inúmeras revistas, bateu recorde atrás de recorde. Foi capa da “Dazed and Confused” em 2012, desfilou para nomes como Kate Spade ou Alexis Bittar.
As peças que teimam em não combinar, os óculos extravagantes e as opiniões politicamente incorretas tornaram-na famosa entre os millennials. Décadas antes de correr os feeds de Instagram dos mais novos, trocava elogios e conselhos entre a elite, nos corredores da casa branca ou nos cocktails da alta sociedade.
“Não há um guia para o estilo. É tudo uma questão de nos exprimirmos a nós próprios e, cima de tudo, termos atitude”, diz sobre a forma como conduz a sua vida e o seu guarda-roupa.
Se hoje Apfel é, quase com 100 anos, uma figura proeminente no mundo da moda, muito o deve à exposição que em 2005 levou ao Metropolitan Museum of Art a sua coleção privada. Durante quatro meses, as roupas garridas e invulgares de Iris estiveram em exibição e conquistaram a atenção de todos os que não faziam ideia da influência desta mulher aparentemente desconhecida.

O nome começou a espalhar-se pelas publicações de moda. O seu nome tornou-se símbolo de uma nova forma de ver a alta costura — e numa forma peculiar de encarar a vida. Rapidamente se tornou apetecível para as grandes marcas. Leia mais sobre a sua história no artigo da NiT.
Entre as peças-chave da coleção com a H&M, há conjuntos coloridos, fatos com motivos florais, vestidos estampados e brilhantes, com uma mistura interessante de texturas, cortes e padrões. Foi também desenhada uma linha de acessórios para complementar o guarda-roupa. Inspirados pelo estilo de Iris e pelo seu amor às peças volumosas e atraentes, os acessórios têm como temas as plantas, animais e outros tesouros do mundo.
Todos os materiais usados na coleção são reciclados ou produzidos de forma mais sustentável e as propostas foram feitas com o foco na circularidade.
“O estilo é sobre a expressão pessoal e, acima de tudo, atitude”, disse a mulher nascida em 1921 no bairro de Queens, em Nova Iorque. “O estilo não tem a ver com gastar muito dinheiro. Não tem a ver com o que ou quem vestimos, mas como nos sentimos quando usamos alguma coisa.”
Enquanto espera pela sua linha, carregue na galeria para conhecer também as primeiras propostas da coleção H&M Studio. O processo produtivo contou com materiais de fontes sustentáveis, como poliéster reciclado, algodão orgânico e poliamida reciclada. Entre o calçado, as botas rasas e as botas de salto alto com plataforma foram produzidas parcialmente com Vegea, uma alternativa vegetal à pele, feita a partir de pele de uvas desperdiçada na produção de vinho.