Lojas e marcas

A maior loja em Portugal da Steve Madden já abriu portas na Avenida da Liberdade

No espaço irá encontrar carteiras, sapatos, botas e sandálias das novas coleções da famosa insígnia norte-americana.
O mais recente inquilino da Avenida.

Steve Madden, a marca americana de calçado de culto, é a nova residente da mítica Avenida da Liberdade. Instalou-se no número 49A da artéria lisboeta onde a moda de luxo é protagonista — e abriu a sua primeira loja de rua em território nacional no dia 16 de novembro. Por lá, encontrará não só os modelos icónicos da insígnia, mas também muitas novidades.

Se assistiu ao filme “O Lobo de Wall Street”, é muito provável que se recorde do estilista de sapatos que o protagoniza, interpretado por Jack Hoffman. A personagem é inspirada no criador de moda que construiu uma marca global — e que tem alargado a sua presença no mercado português.

Madden abriu a sua primeira boutique em 20003, no Soho, em Nova Iorque graças ao contributo de Jordan Belfort. O corretor da bolsa que publicou o livro de memórias que deu origem à longa-metragem de Martin Scorcese. Mais de 15 anos depois, chegou a Portugal e agora, no final de 2022, consolidou a sua presença em território nacional.

“Sempre fez parte da nossa estratégia a expansão da marca através de lojas no território português e Lisboa, sendo a capital, estava na lista como local prioritário. Desde a pandemia, verifica-se um aumento da circulação pedonal e um maior interesse pelo comércio de rua”, explica à NiT Nancy Oliveira, responsável da Steve Madden em Portugal.

Até então, a etiqueta estava presente apenas em centros comerciais. Em setembro de 2019, abriu a primeira loja oficial no Centro Comercial Norte Shopping, no Porto, e no ano seguinte ganharam uma localização no Centro Comercial Vasco da Gama em Lisboa. Quando surgiu a oportunidade de assentarem numa das principais artérias da cidade, avançaram com aquela que “é, neste momento, a maior loja da marca em Portugal”.

Nancy sublinha que “a oportunidade da disponibilização do espaço surgiu na sequência de parcerias que já temos com outras marcas”. A localização privilegiada significa uma maior diversidade de clientes que gostam de produtos diferenciados. Por isso, a oferta da Steve Madden pode passar por propostas mais casuais, desportivas ou até excêntrica: “nada é julgado neste espaço, mas sim apreciado”.

Desenhada de acordo com o estilo nova iorquino, a decoração da loja espelha a modernidade e a excentricidade que caracterizam o ADN da marca. “As luzes néon, os espelhados, os brilhos e os tons roxo, fúchsia e preto não podiam deixar de estar presentes”, acrescenta Nancy.

O design aproxima-se do estilo americano.

Além dos sapatos, que conquistam as mulheres que não resistem a um par arrojado, o espaço acolhe também um extenso leque de carteiras. Em breve, será lançada uma coleção de roupa e de sapatos para o público masculino que também chegará ao espaço. Tratando-se de uma loja com uma maior área de exposição, passa a ser o melhor destino para encontrar a maior diversidade de modelos da marca. No entanto, o site não deixa de ser o canal com a oferta mais completa.

Apesar da atual reputação da insígnia, o percurso do fundador foi conturbado. Enfrentou problemas de adição a diversas drogas e chegou a estar preso, mas acabou por ultrapassar tudo isso. A empresa que criou cresceu com a ajuda de Jordan Belfort, conhecido como o Lobo de Wall Street. A história de Steve Madden também é contada num documentário lançado em 2017, na Netflix.

No filme de Scorcese, uma das cenas mais conhecidas mostra Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, a anunciar aos seus empregados que vão lançar a empresa de Madden na Bolsa de Nova Iorque. O interesse gerado resultou em milhões de ações e, desde então, o negócio cresceu um pouco por todo o mundo. E o nosso País não ficou de fora.

“É um grande fenómeno lá fora. Em Portugal, ainda é recente e não é tão reconhecida como noutros países, mas é uma marca com grande interesse para o público”, conclui Nancy. “Os resultados têm sido animadores e não temos dúvida de que será um negócio de grande sucesso.”

Além dos pontos de venda em shoppings, pode visitar a loja no número 49A da Avenida da Liberdade ou conhecer as propostas no site da marca. Carregue na galeria para conhecer alguns dos sapatos, botas e sandálias que vai poder encontrar na nova loja da Steve Madden.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT