Lojas e marcas

A marca secreta que vende móveis da IKEA a metade do preço — e envia para Portugal

A SP Berner produz, desde 2002, mobiliário e utensílios para a gigante sueca e outras marcas como a Mercadona.
O negócio familiar começou nos anos 60.

Nos anos 60, um homem chamado Julián Escarpa Ochoa mudou-se da província de Guadalajara, no México, para a cidade espanhola de Valência. Quando a companhia têxtil onde trabalhava fechou, não havia dinheiro para a indemnização e acabou por receber uma máquina de moldagem. Resignado, decidiu usá-la para fabricar artigos de plástico em pequena escala, algures em 1964, até que começou a adquirir uma carteira sólida de clientes.

Atualmente, o negócio familiar que batizou de SP Berner já vai na terceira geração. Começaram no pátio de casa e, mais tarde, construíram uma fábrica que foi destruída num incêndio trágico que durou mais de um mês. Foi então que o fundador e os sete filhos decidiram que iriam fazer o negócio renascer das cinzas.

Hoje, a empresa é um gigante que passa despercebido. Os produtos da SP Berner encontram-se um pouco por todo o ladoo, mas quase nunca os vendem em nome próprio. Em vez disso, fornecem os seus desenhos a clientes mais conhecidos no mercado, que depois encomendam estas peças de plástico à fábrica situada na cidade de Aldaya, em Valência.

Um dos maiores clientes é precisamente a IKEA. Se alguma vez se questionou onde é que são fabricadas as famosas cadeiras da marca, por exemplo, a resposta está nesta empresa que trabalha como fornecedor qualificado do grupo sueco desde 2002. Desde então, é responsável por mobiliário de jardim, utensílios de dia a dia, cadeiras altas para crianças, produtos de limpeza, entre outros.

O que ainda menos gente sabe é que, através da loja online, é possível comprar alguma da mobília de exterior que vemos nas lojas — a preços bem mais acessíveis do que nas grandes superfícies comerciais. Neste ponto de venda, que faz envios para Portugal, encontra ainda cadeirões, sofás, mesas, espreguiçadeiras e outros artigos de exterior.

Vamos a exemplos. Após o lançamento da gama SOLLERÖN da Ikea , onde há um cadeirão de exterior disponível a partir de 140€, é possível encontrar a peça a um valor mais acessível no catálogo da SP Berner. Chama-se Diva e está à venda no site por 80€, quase metade do preço de venda da oferta que chegou às lojas da marca sueca.

O set Diva da SP Berner.

 No seu portefólio encontram-se também as vassouras e esfregonas da Mercadona, algumas propostas de decoração da Carrefour e baldes, escovas de dentes ou caixas para alimentos comercializados pelo britânico Tesco.

“É muito fácil trabalhar com as duas [IKEA e Mercadona], mas ao mesmo tempo é muito duro”, acrescenta o diretor-geral da empresa, Rafael Muñoz, ao mesmo jornal. “Adaptamo-nos às suas filosofias e, no final, são muito semelhantes. A chave é pensar no consumidor.”

Feitas as contas, a SP Berner vende ao gigante sueco oito milhões de unidades por ano. O valor traduz-se num volume de negócios anual de 150 milhões de euros, empregando diretamente 800 pessoas nos seis armazéns independente em Aldaya, outra em Chiva e ainda na fábrica que abriram na China, em 2017.

A unidade fabril asiática fica em Suzhou, perto de Xangai, e conta com mais de 12 mil metros para duplicar a capacidade de produção e dar resposta à procura dos parceiros. Os seus fornecedores de matérias-primas e componentes são igualmente sugeridos ou controlados pelo Ikea. “Controla toda a cadeia”, assinalou Muñoz.

Para este ano, o responsável prevê investir 15 milhões de euros, “principalmente  em novos produtos e na automatização e digitalização de processos”, consolidando a sua posição de líder discreto no mercado.

Carregue na galeria para ver alguns dos artigos que encontra na SP Berner.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT