Lojas e marcas

A marca norte-americana que cria peças de roupa que se “decompõem inofensivamente”

Os artigos da Unless são produzidos com cânhamo, couro vegetal e fibra de coco, matérias-primas que podem ser compostadas.
A primeira marca de streetwear a apostar na compostagem.

Questões como a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. E já nem sequer se trata de uma opção, mas de uma necessidade. As marcas de moda já perceberam isso e têm multiplicado os esforços para reduzir o impacto ambiental da indústria, a segunda mais poluente do mundo.

Uma das soluções passa pelo vestuário feito à base de plantas, um mercado que tem crescido internacionalmente. A start up norte-americana Unless fundada no final de 2021 e detida pela empresa Except, é um desses exemplos. É descrita como “a primeira marca de streetwear a criar modelos que se decompõem inofensivamente no final da vida”.

“Começámos a empresa porque somos um grupo de executivos de moda que se cansaram da cultura de fazer, agarrar e deitar fora”, disse Eric Liedtke, diretor da Except, citado pela CNBC. “A obsolescência planeada é baseada em matéria-primas criadas pela indústria petroquímica e derivadas do petróleo, o que significa que são baratas.”

Ao contrário destas propostas, todos os artigos da Unless são feitos de materiais 100 por cento vegetais, como o algodão reciclado, o cânhamo, o couro vegetal e a fibra de coco. Com eles criam não só peças de roupa, mas também por sapatos e acessórios.

“Os nossos produtos começam com o fim [do ciclo] em mente. Torna-se uma história mais fácil de contar aos consumidores”, acrescenta Liedtke sobre os produtos que decompõem e se tornam em alimento para plantas e vermes.

Neste momento, a Unless tem apenas uma loja pop up em Portland, Oregon (nos Estados Unidos), onde foi criada, e um site com todas as propostas. Porém, Liedtke prevê o crescimento do negócio à medida que a procura por roupas mais amigas do ambiente aumenta.

Carregue na galeria para ver algumas das peças mais vendidas da marca, com preços a variar entre os 23€ e os 201€.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT