Lojas e marcas

A marca portuguesa que foi lançada na pandemia e já conquistou Jéssica Athayde

As fundadoras da Paired são naturais do Porto e foram forçadas a atrasar o lançamento durante o primeiro confinamento.
As propostas de festa também servem para o dia a dia.

O plano inicial era arrancar com a produção em março de 2020, mas a chegada da pandemia de Covid-19 a Portugal atrasou o projeto de Bárbara Mendonça e Mariana Aires, ambas de 28 anos. As duas amigas naturais do Porto estavam a preparar o lançamento da sua marca de roupa desde outubro de 2019, mas viram-se de repente sem fornecedores, sem confeção e, acrescentam em entrevista à NiT, “com o coração nas mãos”.

Foi nessa altura que decidiram começar a interagir com os seus seguidores através do Instagram. Criaram a conta oficial da Paired e aventuraram-se na apresentação do seu conceito e das dificuldades de lançar uma marca de roupa em plena pandemia. A ideia, explicam, era criarem uma ligação forte com eles antes do lançamento.

Quando foi finalmente possível colocarem a Paired no mercado, em junho do ano passado, tiveram uma reação forte impulsionada por um público que já estava ansioso para conhecer as peças de vestuário feminino com um conceito especial: o que elas queriam desde o início era encontrar uma forma de reutilizar as roupas de festa no dia a dia.

“O nosso objetivo é trazer inovação à moda sustentável através da possibilidade da reutilização das peças que muitas vezes são compradas para uma ocasião especial e utilizadas apenas uma vez. Queremos dar vida à roupa de festa depois da festa”.

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Algumas propostas da marca.

O conceito passa muito pelo Mix&Match, isto é: desenhar tops, saias e calças que, quando conjugados entre si, podem resultar em macacões ou vestidos de festa mais formais. No entanto, quando usados separadamente e combinados com peças mais descontraídas, dão origem a um número infinito de looks que se adaptam a qualquer tipo de situação.

Todas as peças são desenhadas por Bárbara e Mariana e confecionadas 100 por cento em Portugal. A possibilidade de reutilizar a roupa de festa também tem um objetivo sustentável: segundo a dupla, a ideia passa por evitar o consumo excessivo e o desperdício, dois temas centrais atualmente na indústria da moda.

Apesar dos imprevistos, a Paired acabou por ser um sucesso imediato. Ainda assim, a paragem das fábricas em março de 2020 não foi o único contratempo da dupla, que também ficou sem conteúdos para partilhar nas redes sociais. “Tínhamos tudo pensado para a primeira coleção sair com uma mega produção e, como a pandemia não permitiu, tivemos mais uma vez de nos adaptar. A Bárbara vestia as peças, encostava-se a uma parede branca e a Mariana tirava as fotografias com o telemóvel. Como fotografamos dentro de casa não foi nada fácil, mas funcionou e ainda deu para nos rirmos com as nossas figuras”, recordam. 

As duas amigas estudaram Gestão de Marketing no IPAM e seguiram percursos profissionais dentro dessa área. Antes de lançarem a Paired, Bárbara trabalhava como gestora de produto numa empresa de merchandising; Mariana era diretora de marketing e comunicação numa empresa de e-commerce. Foi, aliás, a experiência de vários anos desta última no digital que lhes permitiu atrair rapidamente as atenções das influencers.

“As pessoas realmente gostam do nosso produto e do nosso conceito, temos recebido feedback extremamente positivo e as influencers têm vontade de trabalhar connosco”, contam. Entre a lista de clientes famosas, já contam com it girls portuguesas como Fernanda Velez, Rita Montenegro, Mariana Machado, Sara Rodrigues e até Jéssica Athayde, que partilhou um post onde vestia umas calças de lantejoulas da Paired no início de fevereiro.

Depois da loucura do lançamento durante o primeiro confinamento, contam à NiT que desta vez foi tudo mais fácil. “Neste segundo confinamento sentimos menos dificuldade porque o online está 24 horas por dia aberto. Como temos produção feita, está a correr bem e vamos lançar agora as novas cores das nossas calças, que são o bestseller”, adiantam.

Todas as propostas custam entre 55€ e 89€ e estão à venda na loja online da Paired, mas também pode ficar a conhecer melhor esta marca portuguesa através da conta oficial de Instagram.

 
 
 
 
 
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