Lojas e marcas

A Melhor Marca de Moda do Ano já vestiu o ator Ryan Reynolds (e não só)

Os leitores votaram nos Prémios NiT e elegeram a ISTO., que tem sido um caso sério de sucesso internacional.

A história da ISTO. começou a ser escrita em 2017, com o lançamento de uma marca masculina de T-shirts, camisas Oxford e tote bags feitas com materiais orgânicos. O sucesso em Portugal foi imediato, mas nos últimos tempos têm apostado cada vez mais na internacionalização.

Depois dos Países Baixos, Reino Unido e Alemanha, a marca portuguesa expandiu-se para um novo destino, o primeiro fora da Europa. O ano de 2024 ficou marcado pela abertura de uma loja temporária em Nova Iorque, nos EUA, mas não só.

A pop-up store surgiu poucos meses após o Ryan Reynolds ter sito visto com umas calças de linho e um casaco de ganga da etiqueta, uma “consequência da expansão internacional”. O ator de 48 anos não foi o único exemplo.

Os atores Ethan Hawke e Dermott Mulroney e o humorista Ramy Youssef são outras das estrelas que já se cruzaram com as propostas de um negócio que não pára de crescer fora de Portugal. A resposta do público internacional tem sido incrível, mas o mesmo se pode dizer dos portugueses, que elegeram a ISTO. como a Melhor Marca de Moda e Beleza na edição de 2025 dos Prémios NiT.

Ao longo de duas semanas, os leitores da NiT votaram na insígnia que mais se destacou nos últimos meses. A marca de roupa masculina inspirada no movimento slow fashion, com materiais 100 por cento orgânicos, naturais e reciclados, foi a grande vencedora, com 38,7 por cento dos votos, numa categoria que contava com projetos como Isaga, House of Capricorn, Sharma e Liquito Mesquita entre os nomeados.

“É uma honra sermos portugueses, trabalhar, fabricar em Portugal, e acabar distinguidos em Portugal. É aqui que pertencemos”, confessa à NiT um dos sócios da ISTO. Para a insígnia, a maior conquista de 2024 foi perceberam que, de facto, “devagar se vai longe”.

“Foi um ano de enorme aprendizagem, tentámos fazer várias iniciativas e investimentos. Uns correram bem, outros nem tanto. Mas continua a ambição de sermos uma marca relevante cá dentro e lá fora”, sublinha.

 
 
 
 
 
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A distinção vem comprovar que os portugueses “veem a dedicação com que encaramos a alta qualidade, transparência e criação de valor para o País”. Um dos destaques do ano passado foi também a estreia de uma coleção exclusiva com peças feitas com deadstock. 

Os têxteis produzidos em excesso e que não foram vendidos, em vez de terem ido para o lixo, foram transformados em novos produtos. A ideia surgiu quando, numa visita à fábrica Diniz & Cruz, a equipa deparou-se com rolos de tecidos deixados para trás que eram “demasiado especiais para serem descartados”.

Conhecida pela sua abordagem sustentável, a marca portuguesa apostou numa edição limitada de blazers produzidos com materiais deadstock, inseridos na coleção de outono-inverno. A linha é composta por sete casacos feitos com diferentes tecidos de lã e caxemira, disponíveis em quantidades limitadas.

Mesmo com os seus oito anos de história, a ambição é sempre a mesma: inovar, seja nos materiais ou nas formar de minimizar o impacto ambiental e de prolongar a vida de um tecido que já foi usado. O resultado foi uma linha ainda mais exclusivo.

Agora, o próximo passo é continuar a crescer com novas lojas físicas e a apostar no mercado internacional. “Queremos escalar o negócio e chegar a mais pessoas, mostrando-lhes um pouco de Portugal, da qualidade portuguesa, e incentivando a um consumo mais consciente”, adianta.

A sigla da insígnia representa os quatro valores que a definem: Independent (Independente), Superb (Magnífico), Transparent (Transparente) e Organic (Orgânico). O catálogo de vestuário masculino inclui camisas, sweats, T-shirts, calças, calçado e uma vasta gama de outros artigos.

A marca abriu o primeiro ponto de venda físico numa ampla sala do século XIX do Palácio Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real, em Lisboa, a meados de dezembro de 2018. Seguiu-se um segundo em Campo de Ourique, em 2020, e uma terceira abertura na Rua Nova da Trindade, no Chiado, em 2021. O quarto espaço na capital (e o primeiro num centro comercial) abriu em 2023, no Amoreiras Shopping Center.

As compras podem ser feitas online ou nas lojas físicas. Os valores variam entre os 38€, no caso das T-shirts, e os casacos podem rondar os 500€, por exemplo.

Carregue na galeria para conhecer algumas das peças da nova coleção da marca.