O que vai na cabeça de um miúdo? Esta pergunta é o ponto de partida para muitos pais que procuram a melhor forma de entender e comunicar com os seus filhos. Com essa missão, a Zippy lança a sua nova campanha “Como te Sentes?”, que visa facilitar e incentivar conversas sobre emoções nas famílias.
Além de criar roupas práticas e funcionais, a marca está comprometida com o desenvolver de soluções que promovam a confiança dos mais novos no dia a dia. Após introduzir peças com mecanismos que facilitam o vestir e promovem a autonomia, a nova aposta recai em artigos (roupa, jogos e até puericultura) que incentivam a comunicação e a exploração das emoções de forma mais envolvente e significativa.
É aqui que entram os Monstros das Emoções. A campanha conta com seis monstros — e, portanto, seis emoções —, que são usados em sete ferramentas de apoio para crianças e pais, de forma a que abordem o estado de espírito dos mais novos de forma facilitada e divertida. Enquanto adultos, sabemos que perguntar “está tudo bem?” é um caminho para obter um sim, mesmo que ele não seja sentido. Com estas peças, pais, familiares e outros educadores são levados a uma pergunta mais profunda: “Como te sentes?”. Entre os vários monstros, é possível encontrar emoções como felicidade, raiva, vergonha, medo, calma e tristeza.
Estas emoções vivem nas roupas e nas rotinas diárias. Assim, pela manhã é possível usar a bata para colorir, as meias das emoções ou colocar tatuagens temporárias para que as crianças se possam exprimir. A bata inclui marcadores (22,50€) para os miúdos pintarem a emoção (ou emoções) que sentem que os caracteriza no início de um novo dia.
Já as meias (pack de seis pares por 12,99€) têm o desenho dos diferentes monstros, podendo escolher o par com a mesma emoção ou até combinar os dois sentimentos mais fortes que sentem no momento. O mesmo acontece nas tatuagens (3,99€), que os mais novos poderão levar na pele para a escola.
Depois de um dia repleto de atividades, é importante refletir sobre os sentimentos e, por isso, a coleção especial da Zippy conta com um divertido pijama (22,99€) todo branco, com desenhos dos mesmos monstros. Na hora de deitar, pais e filhos podem juntar-se na cama e falar sobre a emoção predominante e pintar o respetivo monstro. Para explorar mais o tema, há ainda três livros didáticos que vão ajudar a transmitir e entender as emoções desta campanha mas também outras mais complexas, a partir de 9,90€.
A criatividade alia-se assim à exploração do lado emocional até numa mesa (59,99€) que qualquer miúdo vai adorar. Porque não é todos os dias que têm uma mesa que podem mesmo pintar. Tal como o pijama, tem um tampo preto e branco com os desenhos dos monstros das emoções e outros elementos que as famílias podem pintar em conjunto. Há ainda um jogo de cartas (3,99€) para aprofundar conversas, “que orienta os pais sobre como falar de emoções e as suas nuances, com várias situações do dia a dia”.
“As crianças são seres humanos e têm sentimentos desde as primeiras semanas de vida intrauterina”, explica Mário Cordeiro, o especialista em desenvolvimento infantil que colabora com a Zippy no desenvolvimento de campanhas que vão além das roupas. “As emoções são parte de nós e adorava ‘ser mosca’ para ver como vão decorrer os jogos que, certamente, toda a família jogará e os debates e discussões que ele suscitará – joguem e emocionem-se. Não há nada de mais belo. E passem a perguntar aos vossos familiares e amigos ‘como é que te sentes?’. Em vez do tradicional e fácil ‘está tudo bem?’”, acrescenta.
Carregue na galeria e descubra as sete ferramentas que ajudam crianças a expressar melhor as suas emoções.