Lojas e marcas

A nova concept store masculina do Chiado tem marcas inéditas em Portugal

Chama-se Refém Man Store e foi projetada por dois primos que queriam reunir tudo o que os homens precisam num único espaço.

No primeiro dia de setembro, o número 7 do Largo Trindade Coelho, no Chiado, recebeu uma nova concept store que reúne várias marcas premium masculinas. Chama-se Refém Man Store e por lá vai encontrar propostas de acessórios, cosmética, roupa interior, calçado e casual wear, de etiquetas nacionais e internacionais maioritariamente exclusivas.

“A ideia de concept store masculina surge porque sentimos que ainda há pouca oferta para a crescente procura. Os homens estão cada vez mais autónomos, exigentes e atentos à moda. Deixaram de delegar a compra de roupa às mulheres, passaram a ter esse cuidado e gosto pela procura”, explicam à NiT Vasco Folque, de 46 anos, e Maria Barreiros Mota, de 24, os fundadores do projeto.

Estes dois primos, que se tornaram agora parceiros de negócios, tinham a ideia de oferecer um conceito de exclusividade e qualidade ao universo masculino que, acreditam, consome menos fast fashion do que o feminino e privilegia uma experiência de compra mais prática. “Os homens continuam a preferir encontrar tudo no mesmo sítio e foi assim que surgiu a ideia de ter vários segmentos no mesmo espaço: underwear, casual wear, acessórios, skincare e sapatos”, contam.

“O nosso objetivo é conseguirmos, sazonalmente, manter a rotatividade de marcas, principalmente porque muitas das que vendemos só estão disponíveis para compra online. Ao expô-las na loja, acabamos por lhes dar palco e proporcionar ao cliente uma experiência mais real, em que pode experimentar os modelos e avaliar a qualidade dos materiais”, revela Vasco, acrescentando que também querem mostrar outras propostas de projetos menos conhecidos no nosso País e alimentar as novidades regularmente em todos os segmentos da loja. “É um trabalho em constante desenvolvimento”.

Neste momento, a Refém já tem à venda etiquetas como a Organic Basics, Artknit Studios, Mariano Shoes, Sharmar 7.0, Zimmerli of Switzerland, London Sock Company, Dockzender, Royal Fern, Emma Hardie Skincare e Fernanda Lamelas Arts, entre várias outras.

“As marcas são escolhidas através de pesquisas exaustivas online e em feiras internacionais. Gostamos de trabalhar com empresas que ainda não sejam muito conhecidas em Portugal, mas que tenham a preocupação de trabalhar apenas com materiais de uma qualidade incrível. Dá-nos imenso gozo surpreender os clientes dessa forma”, contam os sócios.

Vasco licenciou-se em Economia pela Universidade Lusíadas e Maria formou-se em Educação Básica, pelo ISPA. Há cerca de um ano e meio, os primos decidiram começar a preparar este negócio, que imaginavam inicialmente num centro comercial. Depois da chegada da pandemia de Covid-19 ao nosso País, houve uma mudança de planos e encontraram o espaço perfeito num dos bairros mais famosos de Lisboa. 

Agora, ele continua a trabalhar no seu negócio ligado à área da saúde e Maria deixou o seu trabalho como educadora de infância num colégio para se dedicar a full time à Refém. Os 60 metros quadrados da nova loja do Chiado foram desenhados pela arquiteta Susana Henriques, que quis apostar na iluminação, detalhes em madeira e aço, simplicidade e elegância.

refém
Tem 60 metros quadrados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT