Os últimos meses têm trazido diversas novidades para a Sá Aranha & Vasconcelos (SAV). Perto dos 40 anos de história (têm atualmente 37), a marca inaugurou em novembro do ano passado a primeira loja online. No mês seguinte abriram uma pop up store que esteve em soft opening até 15 de maio, dia da inauguração oficial.
“Gostámos da experiência e como a receção foi muito positiva, optámos por manter a loja abertura durante a primavera e verão, mas ainda em modelo pop up. Temos uma morada, mas não temos a certeza se ficará para sempre”, conta à NiT Francisca Aranha, a gestora da marca.
A escolha da região para abrir o espaço, no Algarve — mais especificamente em Almancil — reflete o público alvo da SAV. “Já tínhamos tido projetos na zona sul do País. Nos últimos anos sentimos o aumento dos estrangeiros residentes em Portugal, especialmente naquela zona”, salienta. Além disso, é uma área com “um prestígio diferente.”
O showroom é um espaço híbrido. Ali pode comprar o próximo artigo de decoração para a sua casa, mas o conceito é mais abrangente. “Mostramos as nossas peças, estabelecemos relações entre parceiros e montamos uma montra para potenciais clientes. Não é propriamente uma loja e tampouco é uma mostra. No fundo, é um pouco de tudo”, descreve.
O espaço divide-se em duas zonas diferentes. Os visitantes são recebidos por uma área que se assemelha bastante a um típico hall de entrada de uma casa. Depois, pode passar pelo quarto ao estilo de uma suite. “Queríamos mostrar dois ambientes distintos.” No total, tem 150 metros quadrados.
Para Francisca, é difícil destacar apenas uma das muitas peças que compões a vasta oferta da SAV. Para a loja, Rosário Tello, diretora-geral e diretora criativa da empresa, preparou uma grande e eclética coleção de arte, com peças que variam entre os movimentos contemporâneos e clássicos. Caso seja um grande fã de moda, também encontra várias fotografias desse tipo. Destaca ainda a chaise-longue às riscas e as frentes de sofá.
Todas as peças que ali encontra foram criadas especificamente para o showroom (com preços sob consulta) e não estão disponíveis online nem em qualquer loja da marca. Como é habitual, todo o processo criativo foi da própria Sá Aranha & Vasconcelos.
Quanto ao encerramento, Francisca revela que deverá acontecer no final de setembro, embora a decisão não seja definitiva. “Não temos uma data certa porque estamos a tentar perceber o que o mercado nos dá. Estamos a ver se que o oferecemos faz sentido estar ali ou noutra parte do País”, conclui.
Carregue na galeria e conheça melhor a nova loja da SAV em Almancil, no Algarve, algumas das propostas que estão à venda no site da marca portuguesa.