Lojas e marcas

A nova loja de Fátima Lopes na Avenida da Liberdade é “a concretização de um sonho”

No ano em que assinala 30 anos de carreira, a designer portuguesa decidiu inaugurar outro ponto de venda com uma nova imagem.
A loja abriu no dia 24 de novembro.

A estilista Fátima Lopes assinalou três décadas de carreira no dia 23 de setembro, com um desfile comemorativo no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, em Lisboa. No entanto, a celebração da efeméride não se resume a esse espetáculo. A madeirense inaugura um novo espaço no número 247 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, esta quinta-feira, 24 de novembro.

A localização numa das principais artérias da capital, onde terá muitas marcas de luxo como vizinhas, é “a concretização de um sonho antigo” para a pioneira da moda nacional. “Já estava a planear isto há uns cinco anos e surgiu a pandemia. Foram dois anos em stand-by, mas este é o timing ideal. Apesar de estarmos a viver momentos conturbados, temos de ser proativos e não tenho medo de arriscar”, conta à NiT.

Além de referir que “o sonho de todos os criadores é estarem na Avenida da Liberdade”, um dos spots mais importantes da cidade, o novo espaço tem a vantagem de próxima não só da outra loja da estilista, mas também do atelier onde trabalha. “Só tenho que atravessar duas ruas”, diz, sublinhando que vai manter os dois pontos de venda.

A abertura também é estratégica, já que todo o comércio da avenida é maioritariamente dirigido aos turistas que procuram criações de moda. A criadora prevê que os clientes habituais continuem a frequentar sobretudo a outra loja, situada no número 7 da Travessa do Enviado de Inglaterra. Porém, a nova localização irá receber todos os interessados com o mesmo entusiasmo.

A coleção comemorativa — inspirada no espólio museológico da marca — vai estar presente no novo espaço, assim como algumas peças que não chegaram a desfilar. Quem gostou das roupas, dos acessórios ou de um par de sapatos, vai encontrar as opções femininas e masculinas. Da linha casual aos designs de alta costura, vão estar expostos vários modelos, alguns com medidas especiais.

“Há diferenças entre as peças apresentadas em desfile e as comerciais”, reforça Fátima Lopes. Apesar do lado da designer virado espetáculo não ficar de fora, “é uma loja comercial e acessível”, em que “o lado mais casual, que não foi apresentado em desfile, vai ganhar uma maior dimensão”, entre as propostas de outono-inverno.

Do trabalho com malhas à exploração das gangas, os clientes podem esperar uma oferta variada. “Não vou dizer que é para todos os gostos, porque a minha moda é para quem gosta do estilo Fátima Lopes. Não há uma T-shirt básica à venda, mas quem não se identifica com as peças de roupa, pode apreciar um cinto ou uma gravata”.

Nova imagem e identidade

Até ao momento, todas as lojas da madeirense foram projetadas pela própria. “Gosto de desenhar o meu mundo, não é algo de agora. Até [desenho] os móveis da minha casa”. Do balcão à estante, passando pelo sofá, todos os artigos de decoração são exclusivos, desenhados a pensar nesta nova localização e para refletir “a nova imagem e identidade das lojas Fátima Lopes”.

Assim como acontece com o vestuário, o design de interiores passa por um estilo geométrico, com linhas gráficas e muitas assimetrias. No entanto, com uma certa simplicidade. “Quero que a minha imagem não seja só a roupa”, confessa à NiT. Assim sendo, transportou o que faz na preparação de uma coleção para a criação do espaço.

O design da instalação tem uma ligação às próprias peças expostas. “Há uma linha transversal a meu trabalho e essa linha é o meu ADN”, conclui. “Considero que ‘less is more’ em tudo o que eu faço”.

Se quiser conhecer os lançamentos mais recentes da marca Fátima Lopes, pode visitar a nova loja no número 247 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, junto ao Hotel Turim, aberta de segunda a sábado das 10 às 13 horas e das 14 às 19h30. Também pode visitar o site, que foi lançado no final de 2020.

Carregue na galeria para ver as peças apresentadas no desfile que assinalou os 30 anos de carreira de Fátima Lopes— e que vai poder encontrar na loja.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida da Liberdade, 247
    1250-096 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h30 às 19h30

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT