Lojas e marcas

A nova loja em Setúbal que vende jóias e roupa usadas por celebridades

A by Santana Pires abriu no dia 3 de junho. Pertence a Tiago Santana Pires, fundador da marca.
A loja tem roupa de marcas nacionais e internacionais.

Sara Norte, Sara Matos, Pedro Crispim ou Cuca Roseta são algumas das figuras públicas que exibem as joias da marca by Santana Pires, nos programas de televisão ou eventos onde marcam presença. Por trás desta marca está Tiago Santana Pires, 39 anos, que se lembra de fazer parte do mundo da moda desde sempre. No início do mês de junho, abriu em Setúbal, em plena Baixa da cidade, a sua única loja onde pode encontrar várias peças de joalharia de sua autoria, e também peças de roupa.

Tiago Santa Pires é do Alentejo, mas vive no Barreiro. Abriu no dia 3 de junho, sexta-feira, a sua loja by Santana Pires, na Rua Álvaro Castelões, em Setúbal. Intitula-se de “autodidata” na área da joalharia, porque não frequentou nenhum curso, mas desde que começou a lançar as suas peças, tem tido muito sucesso.

“A marca começou através dos acessórios e toda a gente me perguntava onde é que eu fazia os meus porque adoravam. Pensei que havia potencial para criar uma marca própria”, conta à NiT. Assim, há três anos que existe a by Santana Pires. A inspiração do responsável é a utilização nele próprio. “Eu faço as peças como se fossem para mim. Experimento-as. Se me sentir bem avanço, se não, desmancho tudo”.

Quando lançou o seu projeto, começou a fazer peças para o stylist Pedro Crispim, de quem é muito amigo, para utilizar em programas como o “Big Brother”. Desde aí, outras figuras públicas têm utilizado as suas joias no “Ídolos”, “Passadeira Vermelha”, entre outros.

Na loja em Setúbal, além das joias de Tiago Santana Pires, há também peças de roupa únicas, de marcas nacionais e internacionais. No entanto, se for ao espaço, não vai encontrar peças iguais porque são todas únicas, por escolha do responsável.

“Não quero ter mais do que uma peça em stock porque como Setúbal é uma cidade pequena, haver duas pessoas com peças iguais é terrível. Prefiro ter uma só porque assim ninguém tem igual”. Em relação às joias já é diferente, uma vez que replica qualquer uma a pedido dos clientes.

Tiago Santana Pires revela à NiT que está a apostar em lançar a sua própria marca de vestuário, tendo até mostrado o maravilhoso vestido lilás que confecionou para Sara Norte — e que ela utilizou na cerimónia do International Emmy Awards. Claro que, pela sua diferença e beleza, o vestido já se encontra vendido.

O vestido de Sara Norte nos International Emmy Awards.

Uma das descrições que estão na biografia da página do Instagram da marca revela que se tratam de “peças sem género”, o mote do negócio para o responsável. “As peças são feitas para pessoas, e são elas que fazem as próprias peças”, revela. “Porque é que eu não posso usar uns brincos até à cintura sendo eu homem? Ou porque é que uma mulher não pode usar uns boxers completamente cravejados?”, questiona Tiago Santana Pires. Assim, as peças são para quem as quiser usar, e se sentir bem com elas.

O espaço em Setúbal é “muito acolhedor e muito diferente do que temos aqui na cidade”. Quem concretizou o projeto da loja foi, na verdade, Paulo Silva, 39 anos, o companheiro de Tiago Santana Pires. À NiT, o arquiteto diz que se inspirou nele (Tiago). “Desde as cores, o layout, os materiais, tudo o que está aqui, foi inspirado nele e na sua personalidade”.

Quanto ao motivo para abrir o negócio na cidade, confessa que já conhecia algumas pessoas que o aconselharam nesse sentido. E os moradores acolheram-no muito bem. “Eu sempre trabalhei em Lisboa e quando vim para cá adorei. As pessoas gostam de mim e eu das pessoas, e de cá trabalhar”.

Os stylists das figuras públicas têm-se deslocado à loja de Setúbal para ir buscar as peças que as figuras públicas vão usar. “Ontem esteve cá a Cuca Roseta. Fiz o fitting todo dela, e ela adorou cá estar. Perguntou que sítio era este e disse que tinha de vir cá mais vezes”, explica. Muitas destas figuras públicas até só vestem ou usam as peças sugeridas por Tiago Santana Pires no próprio dia, mas o responsável diz que confiam no seu trabalho e bom gosto.

Há muito trabalho envolvido na atividade de Tiago Santana Pires. Não é só estar na loja, há todo um processo após a sua saída. “O trabalho começa aqui às 10 horas da manhã, mas deito-me quase todos os dias às 4 horas”, confessa. Quando chega a casa ainda vai tratar das encomendas de peças que tem de adiantar.

Para comprar as peças de Tiago Santana Pires pode fazê-lo na loja física em Setúbal ou através da sua página do Instagram. O horário de funcionamento do espaço é de segunda-feira a sábado, das 10 às 19 horas.

Carregue na galeria para conhecer a loja by Santana Pires e as roupas e jóias que lá se encontram.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT