Lojas e marcas

A plataforma nacional que vende marcas de luxo “a preços acessíveis”

A oferta da Nahim Luxury inclui artigos de etiquetas como a Chanel, Dior ou Hermès. Há propostas novas e em segunda mão.
Tem mais de 27 mil artigos.

Dora Costa já viveu em dez países, onde assimilou tendências e estilos distintos. Um dos pontos altos da sua trajetória foi a temporada que passou em Paris, em 2016, a trabalhar para a KCD, a agência de relações-públicas responsável por eventos como a Paris Fashion Week ou o Victoria’s Secret Fashion Show.

Durante esse ano, percebeu “o que a sociedade quer” no segmento do luxo, começa por explicar à NiT. “Foi importante para ver o que as pessoas procuravam. Mais importante que vestir grandes marcas, é a forma como as peças de roupa as fazem sentir confiantes.”

Com uma vasta experiência noutras áreas — como na Embaixada de Portugal em Buenos Aires ou na Comissão Europeia, em Bruxelas — a empreendedora de 40 anos regressou a Portugal, em 2017, com a paixão pela moda renovada.

Convicta de que existia uma lacuna no mercado português, Dora criou uma plataforma online dedicada ao segmento do luxo, em setembro. A Nahim Luxury conta com mais de 27 mil artigos de vestuário, sapatos e acessórios de marcas premium, com “descontos incríveis e autenticidade garantida.”

A oferta inclui sobretudo propostas novas, mas também existem modelos em segunda mão, de insígnias que a fundadora considera “eternas”, como a Chanel ou a Hermès. Quanto à procura, varia muito. Se numa semana há mais interessados na Givenchy e Balenciaga, na seguinte é a Michael Kors que lidera o top de vendas.

O conceito outlet oferece preços reduzidos, muitas vezes em algumas centenas de euros. Dora destaca os sapatos da Jimmy Choo, que passam de mil para 300€, ou da Louboutin que costumam rondar os dois mil euros, mas que na Nahim Luxury podem ser encontrados a 400 ou 500€.

“São os modelos mais desejados”, sublinha. É também o caso das carteiras da Off-White que, quando foram lançadas, custavam 1.200€, e rondam os 400€ na plataforma.

Os artigos novos pertencem todos a coleções anteriores e são fornecidos pelas fábricas com as quais as marcas trabalham, que Dora contactou durante a sua passagem pela KCD. Isto só é possível, contudo, nas que têm contratos de confidencialidade menos rigorosos. “Em vez de irem para aterros, consigo negociar com os fornecedores e faço uma pré-seleção do que é importante ter no site”, acrescenta. “Tem a ver com o que o mercado dita.”

Quando são insígnias de mais difícil acesso, como a Dior ou a Hermès, os preços dos modelos em segunda mão tornam-se mais atrativos. Nos restantes casos, não se justifica porque “os donos dos artigos exigem um valor elevado, que não é tão atrativo relativamente às propostas novas e mais acessíveis”, confessa. “Por vezes, são peças com marcas de uso e que não interessam tanto aos clientes.”

Relativamente à autenticação das propostas, a fundadora da Nahim sublinha que, trabalhando diretamente com os produtores das marcas, as peças saem das fábricas com os selos de veracidade. Estes códigos são alvo de uma revisão feita por especialistas e podem ser verificados digitalmente, em plataformas próprias, para garantir que se tratam de artigos originais. “Vêm embalados da fábrica e com os números dos lotes correspondentes.”

Caso um cliente tenha dúvidas sobre a autenticidade de um produto recebido, a Nahim Luxury disponibiliza um processo de devolução e investigação. A plataforma também possui um sistema de atendimento ao cliente que auxilia nesses casos. “Já tivemos imensas vendas e, apesar da hesitação inicial, nunca houve problemas.”

Outro dos motivos da criação deste negócio prende-se com a sustentabilidade. Dora, que sofre de bronquite asmática, confessa que por vezes sente dificuldades em respirar num país mais poluente. “Quando olho para a minha bebé, penso que quero deixar um planeta melhor para ela e para as gerações futuras. Reciclar não é suficiente.”

Atualmente, mais de 90 por cento das vendas da Nahim são para o exterior. O mercado português continua a ser atrativo para a fundadora, que acredita que, ao contrário dos ingleses ou dos alemães “com capacidades financeiras superiores”, os clientes nacionais procuraram opções mais baratas.

Com um catálogo bastante vasto, Dora quer continuar a aumentar a oferta. “Estamos em negociações para trazer mais artigos e mostrar aos consumidores portugueses e estrangeiros que são 100 por cento verdadeiros e têm qualidade”, conclui, acerca de coleções “que são intemporais”.

Todos os artigos estão disponíveis no site oficial da Nahim Luxury, com preços a partir dos 39€ no caso do vestuário feminino.

Carregue na galeria para conhecer algumas das carteiras mais vendidas.

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