O nome Planta Livre não é uma novidade para os botanófilos portugueses. Tudo começou em 2006 quando dois irmãos, Armindo e Augusto Gonçalves, cansados de problemas relacionados com prazos, quantidade ou qualidade, sentiram necessidade de se dedicar à produção de plantas ornamentais para fornecer outra empresa de construção, a Ideal Jardins.
A ideia foi evoluindo e, durante 14 anos, dedicaram-se a apoiar profissionais, como jardineiros ou arquitetos paisagísticos. A mudança aconteceu em 2020 quando, além de uma loja online, decidiram abrir portas de um viveiro em Sintra, num espaço de 40 hectares, com oferta para todos os interessados.
Agora, a marca veio para a capital com um novo espaço de produção e venda de plantas ornamentais. Trata-se de uma “selva urbana” no meio do 8Marvila, o novo centro cultural de Lisboa, que se tornou um paraíso para todos os entusiastas por decoração.
“No final do ano passado, o José Filipe [criador do 8Marvila] convidou-nos para decorar o espaço e sentimos que era uma oportunidade”, conta à NiT o gestor da loja, Tomás Ramos. “Criámos uma sub-marca que se enquadrasse no conceito de comércio independente e alternativo.”
A Planta Livre For Home, assim foi chamada, “é uma marca de proximidade”, explica. “Como gosto de viajar, reparava que lá fora faziam coisas muito arrojadas. Os negócios queriam oferecer uma experiência superior à média.”
As plantas para interiores são o forte desta casa com 250 metros quadrados, mas a oferta não se fica por aí. Os clientes encontram também espécimes de grande porte para o ar livre, vasos de cerâmica, acessórios de jardinagem, artigos de decoração, jogos para os mais novos e até uma coleção de vestuário.
Há ainda um pequeno segredo escondido no interior, um espaço à parte chamado Lab, com oito tipos de solo e substrato para venda a granel. É onde encontra tudo o que precisa para criar um terrário personalizado.
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A loja foi trabalhada à volta de uma oliveira, uma espécie autóctone portuguesa, posicionada no centro. “Sabíamos que tínhamos de trazer alguma portugalidade, porque é uma produção adaptada de espécies nacionais. Tudo o resto são opções tropicais e que precisam de níveis de humidade diferentes.”
Além das plantas de interior, a lista de bestsellers também inclui os vasos. “Como são complementares, quem gosta de uma planta, também quer levar um abrigo para a mesma”, realça. Há opções artesanais, de exterior, em cerâmica, entre outros.
“Queremos que, quando as pessoas entram, se sintam em casa e gostem de passar tempo na loja. Não é só uma transação”, continua. “Queremos ser uma lufada de ar fresco entre o que já existia e tornarmo-nos líderes no particular.”
O próximo passo passa por internacionalizar o negócio e, pelo caminho, apostar em novos serviços. Para breve, estão planos como workshops e oficinas com especialistas de diferentes áreas, prontos para partilhar mais informações entre os entusiastas desta área.
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