Lojas e marcas

A veterana da moda nacional Maria Gambina estreia-se no online: “Não parei no tempo”

Com mais de 30 anos de carreira, a designer continua a reinventar-se. As suas propostas acabaram de chegar ao digital.
Um dos seus coordenados mais recentes.

Maria Gambina é um nome de peso no cenário da moda nacional. Ao longo de trinta anos de carreira, manteve-se fiel à sua identidade expressiva e dedicada a um público jovem, revelando capacidade de adaptação. Com isto em vista, a designer do Porto passou a apresentar um novo modelo de negócio em 2022, com o lançamento de um site e uma loja online.

Neste espaço digital, os clientes da insígnia têm acesso a peças femininas e masculinas com um ADN muito vincado. Os jogos de cores, os padrões e os elementos gráficos continuam a ser o mote do catálogo oferecido pela criativa.

A estreia no digital foi uma inevitabilidade. “Se não o fizesse, significava que estava parada no tempo. Não parei no tempo. É algo que a minha marca não transparece”, conta à NiT, referindo-se à linguagem “contemporânea, divertida e mais jovem” que a suas coleções dedicadas ao streetwear mantêm.

Quando se afastou da indústria em 2013, para se dedicar ao ensino, parou de fazer coleções. Deste então, as lojas online multiplicaram-se, e assistimos ao crescimento do Instagram e a um verdadeiro boom digital da indústria da moda. Gambina não estava a trabalhar nestas questões, mas orientou cerca de 150 coleções que lhe trouxeram certezas sobre o seu processo criativo.

“Quando voltei, em 2018, não foi um começar de novo em termos criativos. A identidade continuava lá e continua bastante presente. Preferi ir dando passos à medida que conseguia fazê-lo”, adianta. Voltou a abrir a loja, colocou as peças novamente à venda e, com o início da pandemia, decidiu iniciar-se num longo processo de construção do site.

O facto de não querer ter apenas uma loja online, mas uma plataforma que agregasse todo o seu legado, levou a que o lançamento acontecesse mais tarde que o previsto. Devido à distância física da pessoa que começou a desenvolver a sua morada digital, logo no início do confinamento, o produto final acabou por arrancar apenas este ano.

Na verdade, o online funciona como uma montra para tudo o que está presente na loja física. Ao terem acesso prévio ao catálogo, os clientes ficam com mais vontade de se dirigirem ao espaço para conheceren a roupa de perto e criarem uma relação de proximidade com a criadora.

Além das peças que estão a venda, Maria permite que o seu público viaje no tempo. Numa aba dedicada às coleções passadas, os visitantes podem fazer uma viagem virtual através do trabalho da designer, com desfiles que remontam a 1994: “É algo importante para perceber o próprio percurso da marca e identidade. E considero relevante mostrar as muitas coisas que já fiz e que agora outros designers estão a fazer”.

Uma outra página, intitulada SunStudio, faz referência ao “estúdio em Memphis onde nasceu o Rock N’ Roll, com o Elvis Presley”.  É o espaço onde divulga trabalhos que realiza fora da etiqueta, para empresas, e está relacionado com a música.

Da música até ao futebol, são diversas as referências presentes no seu trabalho. “A Maria Gambina é um prolongamento de mim, de tudo o que sou e gosto. O que me estimula e me desperta está refletido em cada peça”, disse numa entrevista à revista PARQ. “Da música tiro silhuetas, cores, movimento.”

As duas abas Inspiration e Information — como a música de Shuggie Otis — concluem a forma como o site está construído. Enquanto na segunda é possível saber mais sobre o percurso e o legado de Maria Gambina, no primeiro o destaque vai para a ligação forte da criadora com a música. É onde vai colocar programas de rádio que ouve, gosta e recomenda.

Ainda assim, a criação da plataforma é um passo sobretudo comercial. “Aquele trabalho é para vender, por isso, se essa é a minha maior preocupação, tenho que estar a par da realidade. Já não preciso de trabalhar para o currículo, nem trabalhar para mostrar o valor da marca. Tenho de trabalhar para chegar ao maior número de pessoas para não me voltar a acontecer o que aconteceu quando parei”, conclui.

Além do recém-lançado site oficial da marca Maria Gambina, pode visitar a loja física no número 197 da Rua Fonte da Luz, no Porto.

Carregue na galeria para conhecer algumas das peças vendidas na nova plataforma de Maria Gambina.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT