Maria Gambina é um nome de peso no cenário da moda nacional. Ao longo de trinta anos de carreira, manteve-se fiel à sua identidade expressiva e dedicada a um público jovem, revelando capacidade de adaptação. Com isto em vista, a designer do Porto passou a apresentar um novo modelo de negócio em 2022, com o lançamento de um site e uma loja online.
Neste espaço digital, os clientes da insígnia têm acesso a peças femininas e masculinas com um ADN muito vincado. Os jogos de cores, os padrões e os elementos gráficos continuam a ser o mote do catálogo oferecido pela criativa.
A estreia no digital foi uma inevitabilidade. “Se não o fizesse, significava que estava parada no tempo. Não parei no tempo. É algo que a minha marca não transparece”, conta à NiT, referindo-se à linguagem “contemporânea, divertida e mais jovem” que a suas coleções dedicadas ao streetwear mantêm.
Quando se afastou da indústria em 2013, para se dedicar ao ensino, parou de fazer coleções. Deste então, as lojas online multiplicaram-se, e assistimos ao crescimento do Instagram e a um verdadeiro boom digital da indústria da moda. Gambina não estava a trabalhar nestas questões, mas orientou cerca de 150 coleções que lhe trouxeram certezas sobre o seu processo criativo.
“Quando voltei, em 2018, não foi um começar de novo em termos criativos. A identidade continuava lá e continua bastante presente. Preferi ir dando passos à medida que conseguia fazê-lo”, adianta. Voltou a abrir a loja, colocou as peças novamente à venda e, com o início da pandemia, decidiu iniciar-se num longo processo de construção do site.
O facto de não querer ter apenas uma loja online, mas uma plataforma que agregasse todo o seu legado, levou a que o lançamento acontecesse mais tarde que o previsto. Devido à distância física da pessoa que começou a desenvolver a sua morada digital, logo no início do confinamento, o produto final acabou por arrancar apenas este ano.
Na verdade, o online funciona como uma montra para tudo o que está presente na loja física. Ao terem acesso prévio ao catálogo, os clientes ficam com mais vontade de se dirigirem ao espaço para conheceren a roupa de perto e criarem uma relação de proximidade com a criadora.
Além das peças que estão a venda, Maria permite que o seu público viaje no tempo. Numa aba dedicada às coleções passadas, os visitantes podem fazer uma viagem virtual através do trabalho da designer, com desfiles que remontam a 1994: “É algo importante para perceber o próprio percurso da marca e identidade. E considero relevante mostrar as muitas coisas que já fiz e que agora outros designers estão a fazer”.
Uma outra página, intitulada SunStudio, faz referência ao “estúdio em Memphis onde nasceu o Rock N’ Roll, com o Elvis Presley”. É o espaço onde divulga trabalhos que realiza fora da etiqueta, para empresas, e está relacionado com a música.
Da música até ao futebol, são diversas as referências presentes no seu trabalho. “A Maria Gambina é um prolongamento de mim, de tudo o que sou e gosto. O que me estimula e me desperta está refletido em cada peça”, disse numa entrevista à revista PARQ. “Da música tiro silhuetas, cores, movimento.”
As duas abas Inspiration e Information — como a música de Shuggie Otis — concluem a forma como o site está construído. Enquanto na segunda é possível saber mais sobre o percurso e o legado de Maria Gambina, no primeiro o destaque vai para a ligação forte da criadora com a música. É onde vai colocar programas de rádio que ouve, gosta e recomenda.
Ainda assim, a criação da plataforma é um passo sobretudo comercial. “Aquele trabalho é para vender, por isso, se essa é a minha maior preocupação, tenho que estar a par da realidade. Já não preciso de trabalhar para o currículo, nem trabalhar para mostrar o valor da marca. Tenho de trabalhar para chegar ao maior número de pessoas para não me voltar a acontecer o que aconteceu quando parei”, conclui.
Além do recém-lançado site oficial da marca Maria Gambina, pode visitar a loja física no número 197 da Rua Fonte da Luz, no Porto.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças vendidas na nova plataforma de Maria Gambina.