Depois de inaugurar, em novembro, uma nova loja no Chiado, A Vida Portuguesa continua a crescer e a levar a tradição nacional além-fronteiras. Desta vez, a marca prepara-se para atravessar o Atlântico e instalar-se em Nova Iorque com um espaço temporário que estará aberto de 8 de janeiro a 10 de março.
A nova mostra estará localizada em dois espaços de destaque na cidade: a MoMA Design Store e a Mistown, na 53rd Street. “Cada produto apresentado conta a sua própria história, oferecendo uma oportunidade única de experimentar o espírito de Portugal em Nova Iorque, por tempo limitado”, explica a marca.
Fundada há 18 anos por Catarina Portas, A Vida Portuguesa ganhou reconhecimento pela curadoria de produtos que evocam as melhores memórias de infância dos portugueses e despertam a curiosidade de visitantes estrangeiros. No entanto, o percurso da marca ficou marcado por vários desafios.
No final de 2023, era anunciado o encerramento da sua primeira loja, inaugurada em 2007, na Rua Anchieta, no Chiado. O espaço deu lugar a um alojamento local de luxo. Anos antes, em 2020, tinha encerrado a loja na Rua Ivens, também no Chiado, dedicada a artigos como loiças, bordados e mantas. Já em 2021, foi a vez do espaço junto aos Clérigos, no Porto, fechar portas, uma decisão que a fundadora atribuiu ao impacto da pandemia e às dificuldades económicas do País.
Atualmente, A Vida Portuguesa mantém-se ativa com espaços icónicos em Lisboa, como a nova loja no Chiado, que ocupa dois andares e quase 400 metros quadrados. Também pode visitar as lojas no Largo do Intendente, no Mercado da Ribeira, e a Depozito, em Arroios, um projeto desenvolvido em colaboração com a Portugal Manual.