Lojas e marcas

Budi: a marca com brinquedos didáticos para entreter os miúdos às refeições

Criou um tabuleiro interativo pensado para melhorar os momentos à mesa. Tem mais de 16 peças ilustradas.
É para miúdos a partir dos seis meses.

Apesar de não ter filhos, João Almeida sempre gostou de observar o comportamento dos mais novos. Quando ia a restaurantes com amigos e os filhos, não deixava de questionar as motivações daqueles pequenos. Uma curiosidade motivada por várias pessoas à sua volta, como dentistas ou médicos especializados neste público.

“Antigamente, o ato da refeição, fazia-se com pratos e talheres, mas também havia jogos. Agora, é mais à base de tablets e tecnologia” explica à NiT o técnico de IT, de 35 anos. “Comecei a pensar em colmatar esta tendência e melhorar os momentos à mesa, que é suposto serem em família e com interações.”

Após um ano e meio de desenvolvimento, nasceu a Budi. A marca de brinquedos didáticos, lançada em abril, foi desenhada a pensar em miúdos a partir dos seis meses, para estimular a interação com os adultos.

O primeiro lançamento é um kit didático para tornar as refeições mais divertidas. O tabuleiro inclui um prato, uma base do copo, dois mordedores e seis peças ilustradas. Há várias letras e números para promover os jogos com pais, sendo que o objetivo do jogo varia consoante a imaginação dos mais pequenos.

Após pensar no produto, João começou a falar com vários profissionais. Os psicólogos avaliaram as cores, enquanto odontopediatras ajudaram com estímulos à dentição. “Há peças que têm ranhuras, porque existe a tendência dos miúdos meterem as peças na boca. Assim, aliviam as dores nos dentes”, explica.

Já a parte da alimentação foi pensada com o apoio de nutricionistas infantis, que explicaram que alimentos começam a ser introduzidos nestas idades. Em cada peça, há então uma ilustração e um ícone para associar certos alimentos a superpoderes.

É só usar a criatividade.

“Se souberem que os bróculos dão um superpoder, por exemplo, pode ajudar”, acrescenta. No caso dos ovos, por exemplo, aparece a imagem de um músculo. A batata-doce, que é um hidrato, tem como ícone o raio, que representa a velocidade.

Para elogiar os mais novos pelas conquistas, há uma medalha para os premiar quando terminarem a refeição e outra sempre que experimentam algo novo. Entre alimentos, medalhas e animais, o tabuleiro conta com 16 ilustrações.

Os brinquedos querem ser a companhia dos mais novos, mas João acredita que eles é que são os verdadeiros companheiros. Pelo menos, é isso que transmite o nome da marca, uma versão “mais aportuguesada” do termo inglês “buddy”, tal como explica o fundador da marca.

“No futuro, faz sendo incluir a parte da aprendizagem das partes do corpo humano, onde podem juntar umas peças às outras. Mas serão sempre peças intuitas e com mais bonecos que chamem à atenção”, conclui.

Os tabuleiros da Budi estão disponíveis online por 39,99€ e o kit de peças custa 15,99€. No entanto, os clientes também pode levantar as encomendas em clínicas dentárias especializadas em miúdos, para promover a saúde oral dos mais novos entre os pais.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT