A adidas colocou à venda no seu site uma nova coleção para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+, que começa em junho. As críticas à empresa nas redes sociais dispararam porque, uma das várias peças disponíveis, um fato de banho, aparece no corpo de um modelo masculino — apesar do artigo estar na categoria de mulher.
Pouco tempo depois, a hashtag #AdidasHatesWomen, ou seja, “a adidas odeia mulheres” começou a espalhar-se pelo Twitter. Várias ativistas mostraram a sua insatisfação com a escolha e acusaram a marca de querer “apagar” o sexo feminino.
Sharron Davies, antiga nadadora olímpica, foi uma das primeiras pessoas a pronunciar-se. Conhecida por ser vocal contra a inclusão de atletas transgénero no mundo do desporto, disse que “mais uma vez, um homem é pago para publicitar um produto que é amplamente voltado para as mulheres, que têm uma forma física diferente”.
A mesma opinião foi partilhada pela estrela da natação Riley Ganes: “Podiam pelo menos ter dito que o fato é ‘unissexo’, mas não o fizeram porque se trata de uma tentativa de apagar as mulheres. Já se perguntaram porque é não vemos isto acontecer ao contrário?”, comentou.
Porém, no seu site, a etiqueta alemã indica que o fato de banho — comercializado em Portugal por 60 euros — está a ser vendido de acordo com um sistema de tamanhos neutro em termos de género, intitulado UniteFit. O produto é “criado de acordo com diferentes tipos de corpo, formas e tamanhos, em vez de normas e padrões de género”.
Desenhada pelo sul-africano Rich Mnisi, a nova linha é “uma celebração da autoexpressão, da imaginação e da crença inabalável de que o amor une”, pode ler-se no site da marca. O objetivo do designer, que se assume como queer, era mostrar “como é que os aliados [da comunidade] podem criar um legado de amor.”
A adidas não é a primeira marca a ser criticada por incluir modelos trans nas suas campanhas. O mesmo aconteceu com a Nike, que incluiu Dylan Mulvaney num anúncio publicitário ode um dos seus sutiãs, e que levou muita gente a querer boicotar a empresa de roupa desportiva.