Com o final das férias todos pensam naquilo que é preciso comprar para mais um ano de escola. Entre todas as coisas evidentes, nos últimos anos, os telemóveis transformaram-se num dos produtos mais procurados pelas famílias. Isso pode acontecer porque os miúdos têm finalmente idade para ter o primeiro smartphone ou porque tiveram apenas um verão demasiado atribulado.
Seja qual for o motivo, a verdade é que nem sempre é preciso comprar um modelo novo. Existem vários smartphones em segunda mão que continuam em ótimas condições. Além de tomar uma decisão mais inteligente e poupar dinheiro, vai estar efetivamente a proteger o ambiente. Por cada aparelho usado comprado, estará a impedir que 36 quilos extra de emissões de CO2 sejam consumidos pelo planeta.
Este ponto é fundamental para manter uma economia circular. Só em 2022, por exemplo, a compra de 26 milhões de artigos vendidos em segunda mão no OLX levou à poupança de 5,2 milhões de toneladas de emissões de CO2, 3,6 milhões de toneladas de materiais, 645 milhões de metros cúbicos de água e 122 milhões de gigajoules de energia, segundo os dados revelados pela plataforma de vendas em janeiro.
Se passar pela maior loja do País, vai encontrar online dispositivos como tablets, computadores e calculadoras científicas que os miúdos vão precisar nos próximos semestres. Com a vantagem evidente de que serão muito mais baratos do que se fossem comprados novos.
O desperdício de materiais estende-se ao escritório. E nessa área também não vão faltar ofertas em segunda mão, que serão especialmente úteis para quem está em teletrabalho. Estamos a falar desde cadernos a marcadores, passando por cadeiras ou secretárias.
“É gratificante as pessoas recorrerem ao OLX para contribuírem para uma economia mais sustentável, além de procurarem um bom negócio a um preço justo. As empresas e os consumidores devem estar cada vez mais alinhados com os desafios das alterações climáticas e procurarem fazer escolhas conscientes em prol do planeta”, revela Andreia Pacheco, diretora de marketing do OLX Portugal.
Se a oferta é incrível para quem compra, é também uma oportunidade para qualquer consumidor vender aquilo que já não usa, como tecnologia, artigos de casa, dos animais ou até brinquedos para crianças. Os miúdos já cresceram, por que não começar uma poupança para a universidade deles vendendo alguns dos jogos e peças de roupa? E por que não desfazer-se de alguma mobília de que já não gosta ou algum eletrodoméstico lá de casa para poder comprar aquilo que realmente precisa (talvez em segunda mão também)?
O desapego consciente é fundamental para garantir um espaço limpo e livre de objetos sem utilidade. Com o bónus de que ainda pode ganhar dinheiro.
O OLX até pode ter começado com o objetivo de vender coisas em segunda mão — até casas e carros há por aqui —, mas a verdade é que, hoje em dia, existe um marketplace de milhares de empreendedores de todo o mundo, que aqui encontram forma de vender as suas peças com um sistema comercial já montado. Tudo isto a preços muito mais acessíveis. Aliás, a plataforma até desenvolveu um filtro para que os clientes possam pesquisar só por artigos novos ou usados. Uma ferramenta que tem sido especialmente útil para as compras.
Além disso, com os filtros de categoria, poderá fazer pesquisas com o máximo de detalhe, o que permite poupar tempo e conhecer de forma mais eficaz o catálogo inteiro da plataforma.