Lojas e marcas

Estes delicados bordados nacionais tornaram-se numa obsessão entre as espanholas

As peças da Aida Home Living brilharam nos casamentos de Inês Mendes da Silva e Tamara Falcó.
Uma mesa bonita faz toda a diferença.

Convívios familiares com 80 pessoas, mesas grandes e fartas e uma decoração sempre caprichada. Francisca Santoalha habitou-se desde cedo a um cenário digno de um filme. Nestes encontros regulares, os têxteis e a louças tornavam-se sempre nos principais protagonistas — e todos queriam saber onde podiam comprá-los.

Em abril de 2021, a jovem de 25 anos juntou-se às primas — Rita Apolinário, 24, Joana Carneiro, 31, e Inês Carneiro, 30 — para explorar esta paixão. “Trabalhávamos no mundo do têxtil e crescemos a ver panos lindos. Na altura não havia muitas opções feitas em Portugal para deixar a mesa composta”, começa por contar à NiT.

Assim nasceu a Aida Home Living, uma nova marca de decoração que começou pelas toalhas de mesa bordadas, guardanapos personalizados ou bases para copos. Aos poucos, começaram também a vender jarras, castiçais, talheres e outros complementos para quem não dispensa uma mesa linda na hora de organizar um jantar para os amigos.

Seguiram-se ainda propostas para o quarto, casa de banho e sala. “Sempre quisemos trazer algo com qualidade, porque os portugueses só encontravam opções espanholas ou de grandes multinacionais.”

E o que diferencia o catálogo da marca? Em cada lançamento, apostam em bordados delicados, muitas vezes com cores fortes e detalhes irreverentes. “Há pessoas que, quando veem uma imagem de uma mesa decorada nas redes sociais, já sabem que as peças são nossas.”

Uma mesa assinada pela Aida Home Living.

Em fevereiro, as fundadoras abriram o primeiro espaço físico da marca, em Guimarães, para poderem exibir as peças ao vivo e a cores. A inauguração do showroom contou com a presença de dezenas de influencers portuguesas e espanholas, entre as quais Catarina Gouveia, Isaura Jardim, Natália Coll e Cris Martinez.

“Recebíamos muitas mensagens de pessoas que queriam tocar nas nossas peças, mas não tinhamos loja”, explica Francisca. “Temos muitos clientes de private labels que vinham ao nosso escritório, viam o armazém e adoravam. Mas queriamos um espaço para receber toda a gente.”

A verdade é que, desde o início, a marca apostou no mundo digital. As primas começaram por contactar a influencer Inês Eugénio de Almeida, que ficou fã das propostas. “Vamos enviando mensagem a pessoas que seguimos e, na maioria das vezes, identificam-se connosco.”

Aos poucos, começaram a ser procuradas por várias personalidades conhecidas. Nos últimos meses fizeram os guardanapos personalizados do casamento de Inês Mendes da Silva ou de criadoras de conteúdo espanholas como Tamara Falcó e Entre Dois. No entanto, sublinha, só aceitam o pedido se fizer sentido para o projeto.

Graças à projeção digital, são várias as espanholas que fazem o desvio até Guimarães para poderem visitar o showroom. Quando visitam Portugal, em feriados ou fins de semana, dizem que querem conhecer e comprar os artigos — e a procura aumenta em épocas especiais como a Páscoa.

Os guardanapos no casamento de Inês Mendes da Silva.

Quanto ao nome, as fundadoras queriam que refletisse a ligação entre as quatro. Decidiram usar o nome da avó, que é uma das responsáveis pelo seu interesse por esta área. “Quando as pessoas nos visitam, perguntam a razão e ficam sempre contentes por saber que tem uma história familiar.”

A produção é toda feita em Guimarães, popularmente conhecida como a terra dos têxteis. “Vamos dos bordadores às confeções em menos de 10 minutos e controlamos todo o processo”, refere Francisca, que reforça que procuram tecidos provenientes de excedentes da produção têxtil nacional.

Apesar das raízes bem assentes em Portugal, o futuro da marca passa por consolidar a posição no mercado europeu. Em janeiro estiveram presente a Maison & Object, uma das mais importantes feitas de decoração da Europa.

Todas as peças da Aida Home Living estão disponíveis online e há propostas para a mesa a partir de 1,50€. Carregue na galeria para conhecer alguns dos bestsellers.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av.D.João IV - Loja 612-J
    4810-534 Guimarães
  • HORÁRIO
  • Atendimento por marcação

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT