Lojas e marcas

Allslowly: a nova loja de streetwear onde também pode beber um copo

O espaço em Vila Franca de Xira é inspirado nos anos 90. Tudo começou quando uma doença cardíaca afastou Martim dos relvados.
Abriu em fevereiro.

A vida de Martim Frutuoso era marcada pelo futebol desde os 5 anos, mas em fevereiro de 2023 tudo mudou. Tinha 17 anos quando lhe foi diagnosticada uma miocardite que o obrigou a abandonar os relvados. A infeção no coração ditou um afastamento de seis meses e perdeu o final da época desportiva.

“Quando esteve internado, andava muito triste. De repente, não podia fazer o que mais gostava”, conta o pai, Rodolfo, à NiT. Na altura, o atleta — que já recuperou e voltou aos campos — não sabia se podia continuar a praticar a desporto. Então, precisou de arranjar outros projetos.

A par do futebol, Martim revelou cedo o seu gosto por moda. “Um dia, vou ter uma marca”, costumava brincar em conversa com os pais. Nenhum dos dois ficou surpreendido quando o filho desenvolveu uma marca própria neste período, que ganhou agora um espaço físico.

A Allslowly, em Vila Franca de Xira, abriu portas em fevereiro. O espaço polivalente, com 60 metros quadrados de área, acolhe propostas de streetwear e uma zona de bar, onde os clientes e amigos podem “passar um bom bocado”.

“O conceito tem como base o convívio de gente que se revê neste estilo. O facto de poderem comprar uma camisola, atirar umas setas ao alvo e beber um copo de cerveja é algo incomum”, explica o fundador.

Quanto à localização, Martim sempre soube que a primeira morada do negócio seria na cidade ribatejana, onde nasceu e cresceu. “Com o crescimento da marca sentimos a necessidade de ter um espaço para uma melhor organização e promoção do projeto”, acrescenta.

No que toca à decoração, a loja reúne uma série de peças compradas pela família nas viagens que fizeram ao longo dos anos, e que remetem para a essência da etiqueta. Assim como o vestuário, o design de interiores pisca o olho aos universos do surf e do skate.

Embora nunca tenha praticado nenhum destes desportos, a sua paixão pelos anos 90 (e pelo estilo urbano desta década) é o mote do catálogo.

“Temos uma casa na praia e muitos amigos dele fazem surf, outros andam de skate. Acaba por ser uma influência natural. E o facto de passarmos todos os verões à beira-mar também ajuda.”

O nome da marca, bem como o logótipo — com uma tartaruga —, é a melhor carta de apresentação. Além de ser um negócio de slow fashion, que leva o seu tempo a produzir peças de qualidade, é o resultado de uma fase que exigiu a paciência do jovem adulto na fase de recuperação.

“Criei esta marca com um objetivo específico, demonstrar às pessoas que na vida não controlamos tudo e é escusado tentar controlar o que não conseguimos”, destaca o fundador. “Provavelmente, sem este acontecimento, o timing não seria este, mas estou feliz por estar a fazer acontecer.”

Martim desenha as T-shirts e conta com o apoio dos pais para tornar os esboços realidade. “Sempre foi um miúdo que gostou de pintar, mas nunca se virou para as artes. Tornou-se autodidata, a experimentar os vários programas de desenho que existem”, reforça.

Mais tarde, as peças são produzidas numa fábrica no norte do País, apenas com tecidos de fornecedores nacionais. Entre as peças disponíveis, estão as T-shirts, gorros, hoodies e sweatshirts. No entanto, já há outros artigos prontos para sair da folha A4: calções, bonés e meias são outras das opções em cima da mesa para a próxima coleção.

“Sabemos que não é fácil, mas o principal — trabalhar e acreditar — é algo que ele está a fazer”, conclui Rodolfo. Por enquanto, o objetivo passa por cimentar a marca no mercado nacional e, no futuro, ter as peças expostas em lojas físicas nos grandes centros urbanos portugueses.

Os modelos da Allslowly estão disponíveis no site da marca e os preços começam nos 35€.

Carregue na galeria para ver mais imagens do espaço.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua José Dias da Silva, 27 - 31
    2600-170 Vila Franca de Xira
  • HORÁRIO
  • Segunda a quinta-feira das 15h às 19h
  • Sexta e sábado das 15h às 19h e das 21h às 00h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT