Lojas e marcas

Alvorada: a nova marca de camisas unissexo que só tem padrões exclusivos

A ideia nasceu de um casal que cria todos os estampados. Alguns clientes comparam o toque das peças à seda.
A primeira coleção já está disponível.

As camisas com padrões ousados sempre foram uma das obsessões de Afonso Dias. Já a namorada, Sara Campos, começou a ganhar interesse por estes modelos à medida que via a coleção do companheiro aumentar no guarda-roupa. Havia “algo de fascinante” numa peça “tão descomplicada” e que consegue despachar todos os looks dos dias quentes.

Juntos há cerca de uma década, o casal de 30 e 29 anos, respetivamente, começou a sentir que ainda havia mercado para estas propostas. Sabiam que queriam ter um projeto em conjunto e, após lançarem várias ideias, encontraram o ponto de partida num desenho que já era familiar.

Assim nasceu a Alvorada, uma marca de camisas com padrões ousados e exclusivos, lançada oficialmente em junho. Todos os modelos da coleção de estreia são unissexo e produzidos em quantidades limitadas, sendo que há sempre um número reduzido de peças por cada padrão.

“O projeto nasce para apelar a qualquer pessoa independentemente do género”, acrescenta. “Queremos chegar a gente com um gosto ousado e que não tenham receio de usar padrões mais divertidos.”

As ideias para os padrões podem surgir em qualquer lado, desde canções a viagens. Um dos desenhos mais populares, com motivos de esculturas, foi inspirada num papel de parede que a dupla encontrou do filme “Thor: Love and Thunder”, de 2022.

 
 
 
 
 
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Ainda assim, o bestseller continua a ser a camisa Faces com rostos abstratos desenhados com apenas uma linha fina. “É a mais consensual.” Pelo menos, é esse o feedback que têm tido tanto nas vendas online, como nos mercados que vão fazendo na região de Lisboa.

Outro dos detalhes mais elogiados é o material que, segundo os clientes mais impressionados, se assemelha à seda. Na verdade trata-se de tencel, uma matéria-prima derivada da polpa de madeira de árvores que escolheram por ser um tecido “mais ecológico, duradouro e respirável”, explica.

“Desde o início, sabíamos que queríamos fazer as coisas com os parceiros certos e ter uma vertente sustentável e responsável”, explica. Todos os fornecedores estão situados em Portugal e a coleção é produzida em fábricas situadas no norte do País, com certificado GOTS (Global Organic Textiles Standard).

Afonso e Sara são os fundadores do projeto.

“Queremos assumir-nos como uma marca sustentável”, frisa. Do packaging mais minimalista ao aproveitamento de excedentes para reduzir o desperdício, como acontece com os materiais de embalamento, esta missão “passa pela forma como o dia a dia da empresa é gerido.”

O projeto é “um recomeçar e uma oportunidade para sermos nós mesmos”, explica o casal. Um desejo que está refletido no nome da marca, em referência à primeira claridade da manhã.

Embora focados na coleção de verão, inspirado nos tons quentes do nascer do sol, Afonso e Sara já têm outras ideias em em mente. A ideia é lançarem duas coleções por ano com propostas tanto para a estação quente como para a estação fria — sempre com o mínimo de desperdício em mente.

Com a loja online a funcionar, o casal está ainda focado nos mercados de verão. “Só nos falta ter um atelier próprio, que era algo que queríamos ter feito desde o início. Um canto para juntar a nossa pequena equipa e produzir todas as coisas”, conclui Sara.

Todas as peças da Alvorada estão disponíveis no site da marca entre os 24,90€ os 84,90€.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.

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